O Cadastro Específico do INSS (CEI) é aquele ao qual os empregadores de pessoas físicas recorrem para equiparar as leis, e assim, isentar as inscrições do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
O CEI também possibilita que o empreendedor atuante em uma obra na construção civil possa realizar contratações por meio de uma empreitada integral.
Desta forma, após o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), as pessoas físicas que atuavam no mercado de trabalho perante a matrícula CEI, passaram a recorrer ao Cadastro de Atividades Econômicas de Pessoa Física (CAEPF).
Enquanto isso, nos canteiros de obras civis, independentemente de se tratar de uma pessoa física ou jurídica, os respectivos profissionais podem utilizar o Cadastro Nacional de Obras (CNO).
O Cadastro de Atividades Econômicas de Pessoa Física (CAEPF) é um representante do cadastro gerenciado pela Receita Federal, no qual são reunidos todos os dados relativos às atividades econômicas exercidas pela pessoa física.
Por outro lado, o Cadastro Nacional de Obras (CNO), equivale a um banco de dados a nível nacional, no qual são reunidas todas as informações cadastrais referentes às obras de construção civil e os respectivos responsáveis.
Há algum tempo, todos os contribuintes individuais devem, obrigatoriamente, se inscrever no CAEPF.
Por essa razão, a obrigatoriedade sobre a inscrição do CAEPF é direcionada da seguinte maneira:
No que se refere à obrigatoriedade da inscrição no CNO, esta é voltada a todos os estabelecimentos que atuam no ramo de construção civil e que também têm a responsabilidade de realizar o cadastro das obras.
Portanto, devem se inscrever no CNO:
Se tratando da matrícula CEI destinada tanto ao CAEPF e CNO, será preciso fazer algumas modificações.
Desta forma, no caso das obras que já se encontram ativas, será preciso fazer a migração de todos os dados para o CNO, ressaltando que este procedimento pode ser feito pelo portal e-CAC.
Feita a substituição, a conclusão ocorrerá por meio da aquisição de novos registros ativos ligados integralmente às informações do CEI.
Observe o passo a passo a seguir para saber como consultar a matrícula CEI atribuída ao CAEPF:
Até o momento, não foi estabelecido nenhum prazo obrigatório para realizar a matrícula CEI, desta forma, a vigência terá continuidade até que todos os processos possam ser adequados, ou seja, até que todas as obrigações acessórias sejam substituídas integralmente no eSocial.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Com informações de Blog Fortes Tecnologia, adaptadas para o Jornal Contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…