Acabou de sair os dados do PIB do último trimestre de 2022 dos Estados Unidos, a mediana das expectativas era um crescimento da maior economia do mundo de 2.6% e chegou a 2.9%, ou seja acima das projeções mostrando um ritmo de aquecimento.
Isso é positivo, pois vemos um dado superando as estimativas, entretanto 2.9 é um número menor quando comparado com o crescimento anualizado de 2021 que foi de 3.2%.
Leia Também: Dólar teve queda e atingiu o menor nível desde novembro
Impacto do PIB americano para 2023
A maior dificuldade de 2023, sem dúvida será a de controlar a inflação nos Estados Unidos que segue muito forte e portanto fazer com que a taxa de juros permaneça alta por um tempo maior.
Nas estimativas há uma expectativa de que o banco central dos Estados Unidos comece a sinalizar uma possível redução de juros para o segundo semestre.
Quando a taxa de juros muda, a percepção de mercado como um todo acaba mudando também, pois isso impacta no dólar, no fluxo que sai das economias desenvolvidas para o mercado emergente.
Ou seja muda a dinâmica de fluxo como um todo, então 2.9 é um bom dado pois mostra um ritmo de atividade um pouco maior. O pré-mercado nos Estados Unidos hoje se tem uma boa alta de 0,32%.
Leia Também: Economia: Como o dólar impacta a inflação no Brasil?
20% das empresas dos EUA devem fazer demissões
Uma pesquisa com economistas nos Estados Unidos, mostra uma visão pessimista do mercado de trabalho no País. A pesquisa aponta que quase 20% das empresas americanas devem fazer demissões nos próximos meses.
Um terço dos entrevistados diz que as suas empresas não estão enfrentando uma escassez demão de obra, essa é uma pesquisa feita com economistas pela National Association for Business economics.
Contudo, somente 12% dos entrevistados esperam que o numero de funcionários aumente nos próximos três meses. A pesquisa foi realizada entre 4 e 11 de janeiro e contou com 60 participantes.
O motivo seria o planejamento das companhias em meio ao impacto de juros altos e a desaceleração econômica. Essas possíveis demissões nas empresas norte-americanas não significa que pararam os investimentos por parte das grandes empresas no mundo.
Dos entrevistados, cerca de 40% afirmam que as margens de lucro de suas empresas caíram nos últimos três meses.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp