Chamadas

Taxa de juros terá aumento para consignados do INSS

Na semana passada houve a aprovação da redução no teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A mudança, porém, desagradou os bancos que deixaram de oferecer esse produto para aposentados e pensionistas.

A redução dos juros foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) no dia 13 de março. A proposta, que passou a valer depois da publicação no Diário Oficial, reduziu a taxa de juros do empréstimo consignado do INSS de 2,14%, para 1,70% ao mês. 

Diante dessa situação, os bancos começaram a se posicionar e decidiram ser inviável oferecer consignado para aposentados e pensionistas do INSS dentro dessas condições. Bancos públicos e privados suspenderam o serviço 

A proposta de redução do empréstimo consignado do INSS foi do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A aprovação e início imediato da decisão sem passar por outros ministros, como o da Fazenda, gerou algumas críticas. Por isso, a decisão passa por uma reavaliação.

Leia também: Consignado INSS: Crescimento De 20% Em Volume De Crédito Neste Ano. Confira Os Detalhes!

Aumento na taxa de juros

Na noite de segunda-feira, dia 20, o governo federal resolveu que vai aumentar a taxa de juros do consignado do INSS. O novo percentual ainda não está definido, mas deve ficar entre 1,9% e 2%.

A fim de estabelecer um número final, uma nova reunião será realizada até a próxima sexta-feira, dia 24, e com representantes dos sistemas financeiro e bancário. O encontro deverá ocorrer após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na quarta-feira, dia 22, que decidirá sobre a taxa básica de juros. O governo tem feito pressão para que o índice, atualmente fixado em 13,75%, caia.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece taxas mais baixas e condições de pagamentos mais interessantes que outras formas de obter crédito. As parcelas tem desconto mensal do benefício do aposentado ou pensionista.

Esse tipo de crédito oferece risco quase zero de inadimplência por possuir garantia de pagamento. Isso porque o desconto das parcelas é feito diretamente da folha de pagamento ou contracheque do trabalhador, antes mesmo do salário cair em conta.

Outro detalhe importante é que o crédito consignado não leva em consideração se a pessoa está negativada ou não, o que importa é ter margem para contratar um empréstimo.

No entanto, é preciso que o contratante esteja de acordo com o cumprimento dos requisitos e regras da instituição que deseja solicitar o crédito.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago