INSS

Taxa do empréstimo consignado do INSS cai para 1,84% ao mês

A partir desta segunda-feira, 23 de outubro de 2023, os aposentados e pensionistas do INSS pagarão menos juros nos empréstimos consignados.

Isso porque o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, em 11 de outubro, a redução do teto de juros para esse tipo de empréstimo.

A taxa passou de 1,91% para 1,84% ao mês para empréstimos com desconto em folha e de 2,83% para 2,73% ao mês para cartão de crédito consignado e cartão de benefício.

A redução foi motivada pela queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 12,75% ao ano.

A Selic é o principal indicador da política monetária do país e influencia diretamente os juros cobrados pelos bancos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alega que as reduções constantes prejudicam a oferta de empréstimos consignados para aposentados de baixa renda. Para tentar reverter essa queda, a federação propôs manter o teto de taxa para essas operações.

No entanto, o CNPS, formado na maior parte por representantes do governo, dos aposentados e pensionistas e dos trabalhadores, aprovou a proposta do governo.

Bancos

Os bancos já estão implementando as novas taxas de juros. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, já havia reduzido suas taxas em setembro e oferece uma taxa mínima de 1,64% ao mês para beneficiários do INSS, abaixo do limite recomendado pelo CNPS.

Outros bancos também garantem que continuarão a oferecer crédito consignado. O Bradesco informa que a taxa para empréstimos consignados será de 1,84% ao mês.

O Itaú, por sua vez, oferecerá empréstimos pessoais, ajustando as taxas de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CNPS.

As instituições financeiras propuseram que o CNPS adiasse a votação dos novos limites de juros do empréstimo consignado do INSS até a próxima reunião do Copom, que definiria o novo patamar da Selic.

Os bancos também sugeriram que o cálculo dos juros fosse feito com base na variação dos contratos de juros futuros com vencimento em 2 anos, mas a proposta foi rejeitada pelo conselho, que é formado majoritariamente por representantes do governo, dos aposentados e pensionistas e dos trabalhadores.

Leia Também: Atestmed: Segurados Já Podem Entregar Atestado Médico Sem Agendamento

Caminho até a decisão

Em março de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduziu o teto de juros do crédito consignado do INSS de 1,7% ao ano para 1,97% ao mês.

A decisão, que foi intermediada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi resultado de um impasse entre os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos alegaram que a redução do teto provocaria desequilíbrios nas instituições financeiras, pois o valor cobrado antes da suspensão do crédito consignado para aposentados e pensionistas era superior ao novo limite.

Por outro lado, o Ministério da Previdência Social defendeu a redução dos juros para garantir o acesso ao crédito a essa população.

A Caixa Econômica Federal, que já havia reduzido suas taxas em setembro, foi a primeira a retomar a concessão de empréstimos consignados com o novo teto. O Banco do Brasil também retomou as operações, mas apenas para clientes com limite de crédito superior a R$ 3 mil.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

1 hora ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

1 hora ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 hora ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago