Negócios

Tecnologia é tida como maior aliada do last mile e da customer experience

Em tempos de transformação digital, a tecnologia não é mais apenas um diferencial nos negócios, mas, uma aliada essencial – ou até um “modus operandi” em diversas empresas. Quando falamos de logística, as plataformas podem revolucionar os hábitos de consumo e, consequentemente, a jornada do cliente dentro de um segmento da indústria.

Na fase do last mile, uma das etapas mais importantes no processo de entrega de um produto, tecnologias como geolocalização inteligente e mapeamento adaptado podem garantir mais rapidez aos processos, bem como evitar erros no trajeto, trazendo mais segurança e eficiência. Esses e outros recursos personalizados contribuem para uma experiência de compra positiva do cliente, do início ao fim de sua jornada.

O conceito de customer experience é muito discutido atualmente e exerce influência significativa em empresas de sucesso. Essa experiência diz respeito aos processos pelos quais o cliente passa durante sua interação com a marca e como ele se sente durante esse contato.

Envolve todas as áreas da empresa e, quanto mais automatizada é a área de logística, melhor se torna essa trajetória. O conceito começou a ganhar mais espaço no mercado conforme mudanças no comportamento dos consumidores foram observadas. Agora, muito mais que apenas o produto, também é avaliada a experiência dos clientes com a marca e a qualidade da entrega para tomar a decisão de compra e, principalmente, voltar a comprar. A transformação digital colocou a régua lá em cima!

Tecnologias existentes hoje no mercado podem revolucionar os negócios de uma empresa, independentemente do seu segmento, como roteirização otimizada baseada em machine learning para aprimoramento das rotas; tracking em tempo real, que permite a visualização do entregador e a sincronização da coleta com o comprovante de entrega e de pagamento; gestão de entregas por meio de uma torre de controle completa, que permite o monitoramento de frota própria ou terceirizada e o aprimoramento da operação logística com base nos dados coletados; e sistema de expedição eficiente, que organiza todas as etapas da expedição, eliminando os gargalos da operação.

Num mundo cada vez mais dinâmico e imediatista, automatizar processos reflete diretamente na melhora do relacionamento entre cliente e empresa, uma vez que possibilita a criação de fluxos inteligentes, diminuição das tarefas manuais, auxílio à gestão do tempo e aumento da produção, permitindo destinar mais tempo para lapidar e aprofundar o relacionamento com os clientes.

Dessa forma, não é difícil concordar que a tecnologia tem sido essencial para que o consumidor tenha uma experiência cada vez mais ajustada às suas necessidades individuais. Com algumas ferramentas estrategicamente alocadas, é possível aumentar a percepção do valor em cada etapa da jornada e em cada interação do cliente com a empresa, proporcionando ainda mais relevância, intenção e conexão em todos os seus canais digitais, e garantindo entregas fluidas e satisfatórias para todo o ecossistema.

Por Vinicius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail

Criada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma omnienabler que transforma lojas físicas em hubs logísticos e conecta varejistas a uma rede de entregadores autônomos em carros de passeio e bikes elétricas (modais alternativos).

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

40 minutos ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

2 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

3 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

3 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

3 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

3 horas ago