Tem duvidas sobre o que é o Certificado Digital? Aqui estão suas respostas

A assinatura eletrônica confirma a autenticidade de documentos e declarações e é obrigatória para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e). Isto significa que, se a lei prevê a obrigatoriedade da emissão da NF-e para o seu negócio, antes de tudo, você precisa de um Certificado Digital.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que serve como uma carteira de identidade virtual para identificar e representar uma pessoa ou empresa na Internet. É útil nos casos em que seja extremamente necessário validar a identidade de um usuário, como em transações bancárias.

Para obter um Certificado Digital, o primeiro passo é escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona quase como um “cartório” digital. Há várias delas no mercado, todas subordinadas ao ICP-Brasil, serviço público criado em 2001, que monitora e regulamenta a emissão desses certificados no Brasil. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), uma autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, credencia e audita as ACs brasileiras.

Os Certificados Digitais mais populares são o e-CPF e o e-CNPJ que, como indicam em seus nomes, funcionam tal qual uma versão eletrônica do seu CPF e CNPJ, estando inclusive vinculado a estes documentos e identificando você perante à Receita Federal.

Com o e-CPF, você pode obter cópias de declarações do imposto de renda, simplificar o processo de recolhimento do FGTS ou realizar serviços cartoriais pela Internet. Já com o e-CNPJ, é possível assinar documentos digitais com validade jurídica, emitir notas fiscais eletrônicas ou realizar transações bancárias em meios eletrônicos.

Existe ainda o certificado social, necessário para acessar o Conectividade Social, braço online do serviço que serve como canal de relacionamento entre empresas e a Previdência. Há, ainda, certificados que garantem a segurança da empresa e do consumidor em transações de comércio eletrônico, fazendo surgir aquele ícone de cadeado nos navegadores.

Existem ainda outros tipos de Certificados Digitais e vantagens e desvantagens de obter esse documento eletrônico. Fizemos esse post para que você entenda tudo sobre Certificado Digital. Acompanhe agora!

 

Benefícios do Certificado Digital

– Aumento da credibilidade e confiabilidade;

– Redução de custos (documentos eletrônicos passam a ter validade jurídica e não é mais necessário reconhecer firma em cartório);

– Redução do risco de fraudes na empresa;

– Redução da burocracia;

– Garantia de privacidade e maior segurança nas transações eletrônicas.

 

Certificado Digital A1

O que é: 

É um arquivo de identificação gerado e armazenado no próprio computador da empresa.

Vantagens:

– A senha do certificado não precisa ser gravada (só é solicitada na instalação), evitando perdas de senha e uso indevido.

– O acesso ao certificado é restrito a quem utiliza o computador no qual está instalado.

– A emissão de notas fiscais eletrônicas é feita de forma mais fácil (não solicita senha).

– Pode ser instalado em mais de um computador, tornando o uso mais fácil.

– Custa em média R$165,00 (mais barato do que o A3).

Desvantagens:

– É preciso fazer a cópia de segurança do certificado, pois em caso de problemas no computador, será necessária a compra de outro certificado.

– Validade de apenas um ano.

 

Certificado Digital A3

O que é:

É arquivo de identificação armazenado num cartão com chip, cujo uso se dá através de uma leitora de cartões.

Vantagens:

– É armazenado em um cartão, que pode ser levado e instalado em qualquer computador.

– É considerado mais seguro, uma vez que todas as operações são realizadas com o chip existente no cartão.

– Validade de três anos.

Desvantagens:

– Só pode ser utilizado em um computador de cada vez.

– A senha do certificado deve ser revelada a todos que forem utilizá-lo e precisa ser digitada a cada utilização.

– Fica sujeito a roubos ou danos no chip.

– Necessita da compra de uma leitora de cartões.

– O custo é de R$ 465,00 (cartão + leitora).

– É preciso ter atenção na digitação da senha, pois caso a senha seja digitada errada repetidas vezes, será necessária a compra de outro.

Via Medicon

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: quem precisa declarar em 2025?

A Receita Federal realizou uma live nesta quarta-feira (12/03) divulgando as novidades do Imposto de…

9 horas ago

CPF: Veja 5 dicas para se proteger de golpes

O número do seu CPF infelizmente pode ser utilizado em diversos golpes, saber como proteger…

10 horas ago

Receita atualiza regras e prazos do Imposto de Renda 2025. Confira!!

Agora é oficial! A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira, dia 12, o prazo de entrega…

10 horas ago

Quem pode ser incluído como dependente no IR 2025?

Incluir as pessoas que dependem financeiramente de você na declaração do imposto de renda 2025…

11 horas ago

Cuidado MEI! você pode ter prejuízos se cometer este simples erro

Atenção Microempreendedor Individual (MEI)! A Receita Federal emitiu um alerta para a categoria aconselhando a…

12 horas ago

A Comercialização de Dados Biométricos da Íris: Implicações no Direito do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados

Recentemente, a prática de empresas oferecendo compensações financeiras em troca da coleta de dados biométricos,…

12 horas ago