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Os números da fila do INSS estão diminuindo, no mês de outubro o Instituto registrou o menor estoque de processos dos últimos anos. Até outubro 976 mil pedidos aguardavam análise agora de acordo com o INSS a média de processos concluídos, finalizados com ou sem concessão de benefícios, está em 630 mil, por mês.
Neste ano ao todo já foram atendidos nas agências da Previdência Social mais de 13 milhões de segurados com mais de três milhões de benefícios foram concedidos.
De acordo com o INSS, essa diminuição é fruto do programa de bonificação de servidores e também da ampliação do número dos que atuam exclusivamente em teletrabalho.
São servidores que trabalham com meta mensal maior do que os demais, sendo assim acabam entregando maior produtividade na análise dos pedidos.
A transformação digital é um dos principais fatores para essa mudança também, através do Meu INSS mais de 90 serviços podem ser acessados de forma online.
Desde maio a inteligência artificial é responsável pelas análises automáticas do instituto. De cada 200 mil aposentadorias requeridas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mensalmente, 50 mil são concedidas de forma automática.
Se de um lado a fila de concessões caiu, por outro a quantidade de indeferimentos também cresceu, especialistas apontam que muitas dessas solicitações estão sendo indeferidas pelo robô de forma indevida.
Especialistas apontam que essa tecnologia causa uma falsa redução de fila e uma falsa ajuda. Para que uma análise automática funcione, é necessário que o trabalhador tenha a vida de trabalho completamente regularizada nos documentos.
Tem mais chance de ter o benefício concedido quem teve o cuidado de juntar documentos da forma mais completa possível, como carteiras de trabalho, carnês de contribuição, contracheques, contratos de trabalho, preencher os requisitos para aposentadoria, e estar com os dados daa Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS) atualizado.
O extrato de contribuições é o principal documento do trabalhador, nele estão todas as anotações de entrada e saída de empregos, tempo especial e recolhimentos. Com base nestes dados o robô defere ou indefere o pedido imediatamente.
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