Empresas do grupo:

Início » Tendências do RH Pós-Pandemia

Tendências do RH Pós-Pandemia

por jornalcontabil
3 minutos ler
Imagem por @katemangostar / freepik

Diante da pandemia do COVID-19, as relações de trabalho se transformaram consideravelmente de uma hora para outra, o que impactou e gerou novos desafios para o setor de Recursos Humanos.

Neste cenário, as empresas tiveram que estabelecer novas formas de trabalho, novos processos e se adequar à nova rotina. Assim, os profissionais de RH passaram a criar estratégias para se adaptar a todas as mudanças, tanto durante quanto no pós-pandemia.

Pensando nisso, você sabe quais são as principais tendências do RH pós-pandemia?

Continue a leitura e confira!

Principais Tendências

  • Automação dos Processos

O Home office foi uma alternativa que virou tendência. Como essa modalidade apresentou bons resultados, mesmo após a pandemia, o home office ainda fará parte do dia a dia da maioria das empresas. Mas para isso, a automação dos processos, sobretudo no setor de RH, é essencial para garantir uma boa integração dos processos, sistemas e pessoas por meio da tecnologia.

  • Melhoria da Comunicação Interna

Se tratando da comunicação interna, as empresas adotaram ferramentas tecnológicas para ajudar no processo de comunicação a distância e essas tecnologias, provavelmente, continuarão sendo utilizadas no pós-pandemia. O RH precisará, portanto, assegurar que essa comunicação continue fluindo de forma correta e assertiva, a fim de que os líderes continuem com a rotina de reuniões para alinhamento das expectativas e necessidades de cada colaborador, para alinhá-las com os objetivos organizacionais e assim, promover o crescimento da empresa.

  • Recrutamento e Seleção Online

Uma nova tendência será o processo de recrutamento e seleção online, pois a retenção de talentos em sites especializados e em redes sociais, se tornaram muito comuns, assim como as entrevistas e dinâmicas remotas. Sem dúvidas, essa forma de recrutamento permanecerá, visto que é uma ótima oportunidade para as empresas não terem restrições geográficas na escolha dos profissionais.

  • Cuidados com a Saúde Mental

A saúde mental dos colaboradores também foi uma preocupação para o departamento de RH durante a pandemia. Diante disso, o papel e o auxílio dos profissionais de RH foram extremamente importantes e continuarão essenciais no pós-pandemia.

Suporte psicológico, buscar entender as dores e as necessidades dos colaboradores a fim de traçar ações coerentes, certamente, contribuirão para que transtornos psicológicos sejam contornados.

  • Valorização do Capital Humano

Sem dúvidas, máquinas, insumos de alta qualidade e tecnologias de ponta são instrumentos importantes para o funcionamento de uma empresa. Porém, sem o capital humano, essas peças se tornam insuficientes.

Por conta disso, a tendência é que o RH busque formas de valorização do capital humano, fazendo com que os colaboradores se sintam ainda mais fundamentais e valorizados pelas empresas, isso porque sem os recursos humanos, não há diferenciais competitivos.  

Portanto, uma relação mais humanizada entre os colaboradores e a empresa é uma realidade que vai continuar também no pós-pandemia.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências do RH Pós-Pandemia, que tal ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento https://rhpratica.com/ e prepare-se já para o mercado de trabalho. 

Alessandra Leite

Você também pode gostar

Leave a Comment