Chamadas

Tenho diabetes, posso me aposentar por invalidez?

Existem dois tipos principais de diabetes, Tipo 1 e Tipo 2.

Diabetes tipo 1, também conhecido como diabetes juvenil, ocorre quando o corpo não produz insulina. A insulina é um hormônio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou as células não usam insulina adequadamente.

A obesidade e um estilo de vida sedentário são frequentemente fatores que contribuem para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Embora não haja cura para nenhum dos tipos de diabetes, ambos podem ser gerenciados por meio de tratamento e cuidados adequados. Com os cuidados adequados, as pessoas com diabetes ainda podem levar uma vida longa e saudável.

Aposentadoria e Diabetes

Se você tem diabetes, você pode ter direito à aposentadoria por invalidez se sua condição o impedir de desempenhar as suas atividades laborais.

Para se qualificar para benefício de aposentadoria por invalidez, será necessário realizar a perícia médica do INSS, para confirmar sua inaptidão para as atividades laborais.

Quais são os requisitos da aposentadoria por invalidez?

Para se aposentar por invalidez, além do trabalhador se encontrar incapaz de se realizar suas atividades laborais é preciso também que não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Requisitos para Aposentadoria

Ter a incapacidade total e permanente devidamente comprovada através de uma perícia médica feita no INSS ou no órgão público que você trabalha, inclusive tendo que constar a informação que é impossível a reabilitação em outro cargo ou trabalho;

– cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os trabalhadores do INSS);

– estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago