Segundo pesquisa realizada pela Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina e integrante do Grupo Conexa, 82% das pessoas que tiveram um caso grave (com internação) ou uma vítima de Covid-19 na família afirmam que a terapia tem ajudado a lidar melhor com o momento que estamos vivendo.
Dentre aqueles não tiveram nenhuma ocorrência grave de coronavírus entre familiares, 84% admitiram que a terapia está contribuindo significativamente para o seu bem-estar.
A pesquisa da Psicologia Viva contou com 2.656 participantes, dos quais, 67% informaram que houve algum caso grave ou vítima de Covid-19 na família.
Por recomendação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), desde o início da pandemia, os atendimentos presenciais passaram a acontecer na modalidade on-line, visando a segurança de pacientes e psicólogos.
Com isso, a Psicologia Viva cresceu 600% no ano passado e projeta um aumento de 300% em 2021.
Antes, eram 5 mil teleconsultas por mês. Agora, o número está próximo de 150 mil mensais.
“Além de economizar tempo e dinheiro por não precisar se deslocar, o paciente tem a vantagem de realizar a terapia no seu próprio ambiente doméstico, o que proporciona um clima mais favorável para ele se sentir totalmente à vontade”, destaca a psicóloga Luciene Bandeira, cofundadora da Psicologia Viva.
O levantamento ainda mostra que as pessoas diretamente afetadas pela pandemia apresentaram os seguintes sintomas emocionais:
- 25% aumento/surgimento de ansiedade;
- 18% aumento/surgimento de quadros acentuados de estresse;
- 15% aumento/surgimento de transtornos do sono;
- 12% aumento/surgimento de quadro depressivo;
- 12% aumento/surgimento de quadros de compulsão (alimentar, compras, jogos, etc);
- 10% aumento/surgimento de quadros de medo/fobia;
- 7% aumento/surgimento de quadros de TOC (preocupação constante de contaminação, com rituais de limpeza e higiene excessivos);
- 1% aumento/surgimento de quadro de alcoolismo.
Sobre o Grupo Conexa:
Player de saúde digital, o Grupo Conexa cuida de mais de 16 milhões de pacientes com a parceria de 67 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades.
Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.
Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes.
Em março deste ano, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.
A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras.
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