Categories: ChamadaseSocial

Terceiro setor e o eSocial

Mais uma fase da implantação do eSocial foi iniciada no País, e agora, as empresas privadas com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) são obrigadas a aderir ao sistema. Neste grupo estão inseridas também as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Implantado de forma escalonada em cinco etapas, o eSocial é uma plataforma digital criada para unificar e padronizar em um único sistema as informações de todos os trabalhadores do País, incluindo os eventos previdenciários, trabalhistas, de segurança e saúde do empregado, além dos dados das organizações que possuem Certificado de Entidade Beneficente e Assistência Social (Cebas).

https://www.jornalcontabil.com.br/como-constituir-uma-sociedade-limitada-ltda-confira-passo-a-passo/

A plataforma é mais um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), uma fonte de acompanhamento que transmite informações das empresas aos órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal, para rastrear dados em pouco tempo, com o uso de grandes sistemas de processamento. Essas ferramentas tecnológicas impõem uma nova cultura no fluxo de informações, o que implica em mudanças disciplinares e de procedimentos nas instituições privadas com e sem fins lucrativos. Para estas, o desafio em muitos casos é bem maior.

Não se adequar à nova realidade pode acarretar em pesadas multas, que geram perdas financeiras e comprometem o alcance do trabalho social. Isso exige que as OSCs repensem seu modelo organizacional. É necessário que as entidades do terceiro setor usem ferramentas de governança, contabilidade e transparência, aliadas no atingimento de metas e no envio correto das informações junto a plataformas, como o eSocial.

Socorro Cândido
Contadora – Com Diário do Nordeste

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

11 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago