Bairro Quinta Lebrão, Teresópolis - Foto: Cacau Repórter
Os moradores de Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, amanheceram nesta segunda e terça-feira, (dias 26 e 27 de junho) sob uma forte neblina que impedia a visibilidade a dez passos adiante do nariz.
O leitor pode pensar que é normal, por estarmos no inverno e a cidade ser conhecida pelo seu “fog” que lembra a cidade de Londres. Mas não se trata disso. O cheiro de fumaça impregnou o ar desde a madrugada e era até difícil de respirar. O que se pensava ser neblina era fumaça decorrente de um incêndio de grande proporção no lixão da cidade, situado às margens da BR-040, na localidade do Fischer. Ou seja, a fumaça além de tudo é totalmente tóxica.
Leia também: Proposta Proíbe Incentivos Tributários Da União Para Empresas Que…
Toda a cidade foi completamente tomada pela fumaça e pelo cheiro forte. Muitas pessoas foram às pressas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) passando mal. Escolas suspenderam as aulas e outras. Os ônibus atrasaram e alguns comércios preferiram não abrir. O uso da máscara voltou a ser obrigatório, até mesmo porque era difícil respirar o ar impuro.
O Lixão do Fischer, como é chamado, funciona sem condições de receber os resíduos do município, e já havia sido embargado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desde 2018. Porém, uma decisão judicial autorizava o depósito de material no local. As causas para este incêndio, de acordo com comunicado da Prefeitura, foi criminoso.
Essa é a terceira vez que ocorre fogo no lixão do Fischer durante a atual administração municipal do Prefeito Vinicius Claussen. Ele assumiu o governo há cinco anos com o antigo aterro sanitário interditado pela justiça, com a promessa de resolver o problema em três anos.
Este crime ambiental de menor proporção atingiu alguns bairros próximos ao lixão em 1 de janeiro de 2021 e em 18 de agosto de 2022. Todavia, este do dia 26 de junho atingiu toda a cidade.
Leia também: Proposta Prevê A Apreensão De Bens Usados Em Crime Ambiental
Por volta das 10h de segunda-feira, a Prefeitura emitiu nota afirmando que os focos de incêndio estavam sob controle. Realmente, após as 12h a visibilidade melhorou.
Todavia, durante a noite o ar voltou a se encher de fumaça e a terça-feira amanheceu sob neblina. Alguns focos retornaram e os bombeiros voltaram a trabalhar no lixão.
As investigações estão sendo feitas através da secretaria de meio ambiente de Teresópolis. Enfim, o que está ocorrendo é um verdadeiro descaso das autoridades chamadas de competentes.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…