Hoje, quarta-feira, dia 8, é o último dia para tirar e regularizar o título de eleitor, mudar o local de votação ou coletar a biometria antes das Eleições Municipais de 2024.
Caso o eleitor tenha alguma irregularidade na situação eleitoral, não poderá participar das votações em outubro deste ano. Além disso, quem mudou de cidade precisa solicitar a troca de domicílio eleitoral para votar em outro município.
Para votar nas eleições de 2024, que ocorrerão em outubro, o eleitor deve estar com o título regularizado. Para quem já fez o cadastro biométrico, o processo pode ser feito pela internet.
Os eleitores que não têm biometria devem procurar, AINDA HOJE, os cartórios eleitorais presencialmente para resolverem suas pendências.
Este ano, as eleições municipais vão acontecer em outubro e o principal documento para quem planeja exercer seu direito ao voto em 2024 é o título de eleitor. Em posse dessa documentação você votar nos seus candidatos.
Na verdade, é preciso levar seu título e um documento de identificação ao seu local de votação. Em posse desses dois documentos, será possível votar em quem você quer que represente seu município.
Os brasileiros vão às urnas este ano para eleger candidatos a Prefeito e Vereador de seus municípios.
Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral.
A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.
O processo de regularização e de retirada do título de eleitor pode ser feito todo pela internet.
Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se for o caso) e comprovante de quitação do serviço militar.
Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do Sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação que são:
Uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
Comprovante de residência atualizado;
Certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Caso o eleitor tenha mudado de cidade ou bairro e queira transferir o seu local de votação é preciso cumprir alguns requisitos:
Residir no mínimo há três meses no novo município
Não tenha retirado a primeira via, ou feito a transferência do título nos últimos 12 meses.
Se estiver tudo certo com esses requisitos, o cidadão pode realizar de forma online o pedido de transferência também deve ser até o dia 8 de maio.
Para isso deve acessar a aba de “Serviços eleitorais”, no site do Tribunal Superior Eleitoral, seguir para “Autoatendimento eleitoral”, “Título eleitoral” e clicar em “Atualize ou corrija seu título eleitoral”.
Em seguida o sistema possivelmente solicitará o envio de alguns documentos. Após anexados, poderá consultar seus dados atualizados também no aplicativo do e-Título, ou nos sites do TSE e TRE.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a prorrogação do prazo para que segurados…
A temporada de Imposto de Renda 2025, ano-calendário 2024, começa em breve, o que significa…
O Banco Central (BC) anunciou novas medidas para reforçar a segurança do Pix, com foco…
Nesta quinta-feira, 06 de março de 2025, milhões de trabalhadores começam a ser beneficiados com…
O Banco Central (BC) anunciou na quinta-feira (6) uma série de medidas para aprimorar a…
O Cadastro Único informa que até o dia 17 de março, o sistema estará indisponível…