Imagem por Mint_Images / envato elements
Saiba o que quer dizer alguns dos termos bancários mais utilizados na atualidade. No texto a seguir, você poderá conhecer as nomenclaturas e seus significados.
Conhecer o nome e significado dos termos presentes no dia a dia é um modo eficiente de se manter informado sobre o que ocorre no cotidiano do sistema financeiro.
Presentemente, entramos em contato com termos como, Bolsa de Valores, ou mercado de ações e não sabemos discernir sobre como funcionam e para que existem.
Bolsa de valores: são mercados que negociam as ações de múltiplas empresas de capital aberto, a B3 é um exemplo.
Ações: trata-se dos documentos que representam o capital de uma empresa, vendidos e comprados nas bolsas de valores ao redor do mundo. Como já citamos, a B3 e a Bolsa de São Paulo, são exemplos que negociam as ações das empresas.
IOF: este é o Imposto Sobre Operações Financeiras, um imposto Federal que recai sobre transações de crédito e câmbio, assim como títulos imobiliários.
Câmbio: são transações de venda e compra de moedas de países diferentes.
Investimento: é o nome que se dá a aplicação de dinheiro que tenha sido poupada, com intuito de trazer ganhos financeiros e rendimentos, como fundos de investimento e imóveis.
Crédito: termo utilizado para nomear as diversas formas com as quais os bancos, e outras instituições financeiras têm para prestar dinheiro a seus clientes. Ou seja, estas empresas estão financiando a compra de seus clientes através de capital emprestado.
Pix: é o método de transferência e pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. O Pix está disponível para uso diário sem restrições de horário, oferece transações rápidas, realizadas em poucos segundos de pessoa física para pessoa física, ou de pessoa física para empresa, vice e versa.
Débito: de forma simplificada, seu significado é de “dívida”, como, por exemplo; estou em débito com o banco.
Anuidade: são as tarifas ou despesas pagas pelo uso anual de serviços, ou produtos específicos, como cartões de crédito e contas bancárias.
Bandeira: empresas responsáveis pelos cartões utilizados por seus clientes. Como Visa ou Mastercard.
Consórcio: é a organização entre pessoas e/ou empresas em grupos através de uma administradora de consórcios. O objetivo é captar recursos financeiros, para assim financiar seus clientes, ou disponibilizar o acesso a determinados bens, ou serviços.
Inflação: cálculo do aumento contínuo de preço dos serviços e bens.
Conhecer as nomenclaturas e termos utilizados pelo sistema financeiro e pelas entidades bancárias, facilita a vida do consumidor e usuário dos serviços bancários.
É mais fácil assinar contratos, efetuar mudanças de emissoras, bandeiras ou de instituições conhecendo os termos e seus significados.
A leitura das famosas “letrinhas miudas” se torna mais simples e as surpresas desagradáveis podem ser evitadas com um pouco de informação.
Saber administrar suas finanças inclui adquirir certos conhecimentos bancários.
Através de uma educação financeira, os melhores serviços e condições podem ser contratados sem a necessidade de recorrer a especialistas para toda e qualquer tomada de decisões que envolvam suas receitas e recursos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…