“Time is money”: conheça três profissões que inovaram ao investir em tecnologia

Com auxílio da tecnologia, áreas jurídica, RH e contabilidade se modernizam e tornam menos burocrática a rotina de trabalho.

É inegável que a tecnologia tem tornado a dia a dia mais eficiente e facilitado a vida dos profissionais. Ela é uma grande aliada para aqueles que precisam otimizar tempo e aumentar a produtividade no trabalho. Existem muitas profissões que já estão cientes destas vantagens e passaram em investir no digital, como é o caso das áreas jurídica, RH e contabilidade, os quais se modernizaram e tornaram menos burocrática o dia a dia das atividades.

Advogados usam legaltechs para economizar tempo e dinheiro

O site Previdenciarista (Previdencista.com), plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário, é exemplo do uso da tecnologia para economizar tempo. Especializada em atender demandas de advogados que atuam em ações relacionadas à previdência social, a plataforma criada em 2013 ganhou o apelido de “Netflix” do direito previdenciário por disponibilizar mais de 2 mil petições para os advogados assinantes.

O site disponibiliza outras ferramentas como módulos fiscais por município, simulador de Fator Previdenciário, códigos de benefícios do INSS, calculadora do segurado, entre outros. “O nosso objetivo é colocar à disposição do advogado, por meio de uma assinatura mensal, conteúdos que o mantenham atualizado e que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de uma petição, por exemplo”, explica Renan Oliveira, CEO do Previdenciarista.

O co-fundador do Previdenciarista conta que muitas pessoas associam o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, mas essa realidade vem mudando. “Os próprios tribunais de Justiça estão migrando para o processo eletrônico, alguns já migraram completamente e os advogados não podem ignorar estas mudanças, pois correm o risco de ficarem obsoletos. Seguindo essa modernização, o Previdenciarista já registrou mais de 5 milhões de visualizações das páginas e todos os dias atualiza novas petições de casos e clientes reais em seu site”, reforça Renan.

Setor de RH também inovou ao investir em tecnologia

Outro segmento que está na carona dos avanços tecnológicos é o de RH. Conhecidas como HR Tech (human resources technology) ou RH Techs, os termos definem todas as iniciativas de inovação tecnológica no mercado de recursos humanos. No Brasil, cerca de 122 startups que estão se destacando ao fornecer serviços de tecnologia para a área, atuando em segmentos como recrutamento, avaliação de performance e gestão de processos, de acordo com estudo recente da Liga Ventures, aceleradora de startups.

Considerada uma RHTech, o VExpenses, é uma startup de Ribeirão Preto – SP que oferece soluções para a gestão de despesas corporativas. Por meio de um app, é possível facilitar a prestação de contas entre as empresas e colaboradores, além disso, a tecnologia ajuda a evitar fraudes, fazer limite de gastos e buscar economia nos processos com a análise dos relatórios.

“Com o fim de planilhas e tempo gasto com cálculos, o funcionário consegue se dedicar para outras tarefas da empresa, gerando novos negócios e organizando os processos. Além disso, usar um sistema inteligente de gestão ajuda a identificar gargalos, desperdícios e fraudes” comenta Bruno Pain, co-fundador da empresa.

Área de contabilidade investe em contador online

Outro setor do mercado de trabalho que está automatizando seus processos é a de contabilidade. Um dos exemplos desse avanço é o Contabilizei, startup que oferece o serviço contábil de fato, no lugar do contador tradicional, fazendo registros contábeis, elaboração dos relatórios e transmissões destes para o governo. Eles são contadores, porém online

A startup foi fundada em 2012 e começou a operar oficialmente em 2013, após um período de desenvolvimento da plataforma e atende micro e pequenas empresas em mais de 30 cidades do país.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

10 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

11 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

17 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

17 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

17 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

17 horas ago