Empresas do grupo:

Início » Tocantins disponibilizou mais de 120 mil testes rápidos de COVID-19

Tocantins disponibilizou mais de 120 mil testes rápidos de COVID-19

por Gabriel Dau
2 minutos ler

Dando continuidade às ações do Ministério da Saúde (MS) para ampliar o Plano Nacional de Expansão da testagem COVID-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ainda tem 121.065 testes rápidos disponíveis e aguarda o município de 139 Tocantins. 

As entregas começaram no final de outubro deste ano e foram realizadas na sede do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen / TO), em Palmas, e no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).

Para a retirada dos testes no Lacen/TO os municípios devem apresentar ofício expedido pela secretaria municipal de saúde solicitando o teste rápido para o antígeno Sars-Cov-2 / Covid-19; e a cláusula de compromisso e responsabilidade assinada pelo gestor, exceto Fora do cooler ou caixa de isopor com gelox, é esterilizado e não há outro item para o armazenamento e transporte exclusivo dos kits.

A diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas, destacou que “Vale lembrar que estes testes deverão ser realizados por profissionais capacitados e aptos ao procedimento da coleta da amostra e protocolo técnico de execução do teste e devem ser armazenados e conservados em temperatura ambiente, refrigerada entre 2 a 3 graus, a depender das orientações do kit”.

O diretor destacou a importância de as autoridades municipais retirarem os kits e testarem a população. 

“É a forma mais eficaz de monitoramento epidemiológico e também da vigilância genômica. Ou seja, aqueles que tiverem resultado positivo pelo teste rápido podem ser submetidos a coleta para o teste de RT-PCR para, de acordo com os critérios técnicos, complementar a estratégia de vigilância das variantes do vírus SARS-CoV-2”.

Webinar

Em 15 de dezembro, as redes sociais oficiais do Ministério da Saúde irão transmitir um webinar para esclarecer a importância de rastrear e monitorar a Covid-19 e a estratégia geral de planejamento nacional.

Em anexo, a lista de distribuição dos testes de cada cidade pode ser acessada no site da SES.

Você também pode gostar

Leave a Comment