Imagem de rawpixel.com / freepik
Trabalhar como freelancer oferece uma liberdade única, como trabalhar em qualquer lugar com uma conexão à internet e conseguir definir o próprio horário.
Essa autonomia permite um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, adaptando a rotina às necessidades individuais.
No entanto, a independência também traz desafios e responsabilidades, como a gestão do próprio tempo e a busca constante por novas oportunidades de trabalho.
Leia também: Black Friday: Como Recrutar Freelancers Temporários Para O Período
Por isso, buscar ajuda de ferramentas de gestão tem sido crucial para a organização.
“O sucesso profissional está muito ligado à eficiência em sistematizar as demandas. Usar aplicativos especializados potencializa essa capacidade. Eles oferecem um ambiente digital que otimiza o gerenciamento de tarefas e informações, tornando-as mais práticas e eficientes”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, fintech de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.
Ao integrar soluções tecnológicas na rotina de trabalho, os freelancers podem ganhar uma vantagem significativa em termos de eficiência e produtividade.
Leia também: Se Ligue! 5 Habilidades Para Dominar O Mundo Da Tecnologia Em 2024
A especialista apresenta aos leitores do Jornal Contábil, dicas de aplicativos e ferramentas para auxiliar nos aspectos financeiro, criativo e de organização. Confira:
O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que facilita a organização de atividades por meio de quadros visuais.
Sua principal vantagem reside na capacidade de fornecer uma visão clara e intuitiva do progresso das atividades.
Pela divisão das tarefas em listas e cartões, os usuários podem acompanhar o status de cada etapa do projeto, estabelecendo prazos e atribuindo responsabilidades.
Essa famosa plataforma de armazenamento em nuvem oferece aos freelancers a capacidade de centralizar todos os seus arquivos em um único local, acessível pela internet. Isso simplifica a organização e o acesso aos documentos, ao eliminar a necessidade de dispositivos físicos para armazenamento.
Além disso, o Google Drive facilita o compartilhamento de arquivos com clientes e colaboradores, permitindo que várias pessoas trabalhem e colaborem em documentos simultaneamente.
Construído especialmente para criar mapeamentos mentais, o MindMeister facilita a visualização e o desenvolvimento de ideias.
Com uma interface intuitiva e amigável, permite aos usuários criar mapas mentais de maneira colaborativa e organizada. Ele oferece recursos como a adição de texto, imagens e links, permitindo representar visualmente informações complexas com clareza, concisão e criatividade.
O Zoom é uma plataforma de videoconferência amplamente utilizada.
Ela é especialmente útil para interações virtuais com clientes e colegas de equipe quando a presença física não é possível.
Através do Zoom, é possível realizar chamadas de vídeo e áudio, compartilhar telas, apresentações e documentos, promovendo uma comunicação dinâmica.
Leia também: 10 Tecnologias Que Facilitam O Dia A Dia Dos Advogados
Muito versátil para organização e produtividade, o Notion é considerado um workspace personalizável.
Ele traz recursos de anotações, organização financeira, sistematização de projetos, calendários, listas, entre inúmeras outras possibilidades.
Cada um pode usar o Notion do seu jeito, e esse caráter adaptável faz dele um dos grandes amigos dos freelancers e dos trabalhos colaborativos.
Ferramenta indispensável para freelancers, o Grammarly se dedica à redação e edição em inglês.
Esta plataforma consegue corrigir erros de gramática e ortografia, além de oferecer sugestões de estilo, garantindo assim a produção de textos impecáveis.
O Harvest foi projetado para auxiliar freelancers no gerenciamento eficiente do tempo e do faturamento.
O aplicativo tem como principal função fazer o rastreamento preciso das horas trabalhadas. Além disso, oferece a capacidade de criar faturas de um jeito profissional e organizado.
Designers gráficos e de UI/UX vão encontrar no Figma um bom aliado. Voltado ao design colaborativo, ele tem como principal vantagem a capacidade de permitir o compartilhamento da edição dos produtos com os clientes.
Isso significa que várias pessoas podem colaborar em um projeto ao mesmo tempo, sem a necessidade de alternar entre diferentes versões do arquivo.
Útil para freelancers que atuam no campo das mídias sociais, a ferramenta Hootsuite possui uma série de funcionalidades para otimizar esse trabalho.
Uma das principais vantagens é a capacidade de agendar postagens, o que significa que é possível preparar o conteúdo com antecedência e programar sua publicação nos horários mais estratégicos para a audiência.
Voltado para a gestão financeira, o Mobills ajuda os usuários a controlar seus gastos, estabelecer metas e controlar investimentos.
Ao oferecer uma visão detalhada do orçamento pessoal, a plataforma permite uma administração mais eficaz do dinheiro e auxilia os usuários a alcançar seus objetivos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…