Design by @senivpetro / freepik
O direito à aposentadoria especial gera muitas dúvidas nos trabalhadores, principalmente aqueles que trabalham de forma autônoma.
Pensando nessas dúvidas, elaboramos esse artigo para te ajudar a entender se o trabalhador autônomo tem direito a aposentadoria especial.
A aposentadoria especial é um benefício do INSS que é de direito dos segurados que realizaram suas atividades laborais expostos a agentes que prejudicam sua saúde, sendo eles insalubres ou periculosos.
Para ter direito a este benefício é necessário ter contribuído durante 25,20 ou 15 anos a Previdência Social, o altera o tempo é o tipo de agente nocivo ao qual o trabalhador foi exposto.
Além do tempo de contribuição, outro fator que preciso mencionar é que o trabalhador precisa ter trabalhado efetivamente por no mínimo 180, ressalto que períodos como de auxílio-doença, não vão ser considerados para cumprimento deste requisito.
Outra informação é que é preciso a comprovação que o trabalhador exerceu atividade laboral exposta aos agentes nocivos que foram definidos pela legislação em vigor na época da atividade laboral realizada.
Sim, o trabalhador autônomo pode ter o direito à aposentadoria especial do INSS, confira o que diz a Lei do Regime Geral da Previdência Social (Lei 8.213/199)
Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
V – como contribuinte individual:
[…]
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
Como vimos acima, não existe nenhum tipo de diferenciação dos segurados que recebem a aposentadoria especial, ou seja, o segurado autônomo tem sim o direito a este benefício.
Entretanto é muito difícil que o INSS reconheça a aposentadoria especial para o contribuinte individual, ou seja, é praticamente impossível que o instituto reconheça o direito deste benefício aos autônomos, em suma na maioria dos casos, eles fazem a justificativa de que não há fonte de custeio dessa aposentadoria para estes segurados.
Entretanto, esse é um argumento muito superficial, por isso, ele pode ser revertido na Justiça, não pode ocorrer desigualdade de tratamento aos segurados.
Portanto, saiba que caso o INSS chegue em você e fale que você não possui direito à Aposentadoria Especial por falta de fonte de custeio, saiba que existem chances de você mudar essa situação na Justiça, por isso é muito importante contar com a ajuda de um advogado Previdenciário.
Agora que você sabe mais sobre o benefício e sobre as profissões é importante também entender quais documentos vão te ajudar a ter direito ao seu benefício.
Outros documentos
Além dos documentos mencionados acima, existem outros que também pode comprovar a atividade laboral, é o caso dos seguintes documentos:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…