Sofreu um acidente de trabalho? Por menor que seja, a empresa é obrigada por força de lei a emitir a CAT (comunicado de acidente de trabalho).
Contudo, a maioria das empresas acaba não realizando esta operação por falta de conhecimento/orientação ou até mesmo para dificultar que o trabalhador consiga comprovar a ocorrência do acidente de trabalho.
A emissão da CAT, além de se destinar para fins de controles estatísticos e epidemiológicos junto aos órgãos Federais, visa principalmente, a garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS ou até mesmo de uma aposentadoria por invalidez.
Então preste muita atenção, ao sofrer um acidente de trabalho, exija da empresa a emissão da CAT, caso o empregador se recuse, o próprio trabalhador poderá emitir a CAT no site do meuinss. gov.br, ou ainda, requer a emissão do médico que tenha atendido a ocorrência ou de autoridade pública como hospitais credenciados.
Leia também: O Que Caracteriza Um Acidente De Trabalho?
Fique atento, a emissão da CAT é muito importante, pois o trabalhador que sofreu um acidente de trabalho, poderá pedir indenizações por danos morais e materiais na justiça do trabalho.
Conteúdo produzido pelo Dr. Luiz Conrado Gehlen.
Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato via WhatsApp!
Original de Advocacia BGA
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…