Chamadas

Trabalhador com nome sujo pode abrir MEI?

Não é novidade para ninguém que o Brasil, já há algum tempo, passa por uma grande crise econômica. E nesse cenário de repleto de dúvidas e incertezas, é bem comum contrair algum tipo de dívida. Até porque, as necessidades diárias não esperam o cenário melhorar para aparecer, não é mesmo?

Com a escassez de postos de trabalho no mercado, uma das alternativas mais buscadas pelas pessoas para gerar renda é abrir um negócio. Entretanto, muitas delas têm dúvidas sobre se quem tem nome sujo pode abrir MEI. Quer saber a resposta para essa questão? Então, acompanhe a leitura!

Quem tem nome sujo pode ser MEI (Microempreendedor Individual)?

A alternativa de empreender exige coragem, competência, disposição e diversos outros fatores. Entretanto, essa iniciativa ainda é cercada de dúvidas e questionamentos, principalmente no que diz respeito às leis.

Talvez, a principal insegurança diz respeito às pendências financeiras. Muitas pessoas não sabem, mas quem tem nome sujo pode abrir o MEI, desde que se enquadre em outros pré-requisitos. Ou seja, ter dívidas não vai impedir ninguém de abrir um negócio.

O termo conhecido como “nome sujo” é utilizado popularmente para descrever pessoas que tenham restrições de crédito. Caso você tenha alguma dívida em seu nome, dificilmente vai conseguir acesso a financiamentos, empréstimos ou cartões de crédito. Se esse é o seu objetivo, você deve, primeiramente, buscar por maneiras de limpar seu nome.

Entretanto, isso não limita ninguém quando o assunto é abrir uma empresa. Mas, existem outros fatores que podem o impedir de começar o seu próprio negócio.

Se nome sujo não é um problema, confira o que pode te impedir de abrir um MEI

Pendências com o CPF

Um dos principais motivos que impedem as pessoas de abrirem um MEI são as pendências com o CPF. Poucas pessoas dão importância, mas é fundamental conferir todos os dados do seu Cadastro de Pessoa Física e manter todos eles atualizados.

Às vezes, um simples dado que esteja incorreto ou faltando, pode impedir a abertura de uma empresa em seu nome. Para verificar e regularizar todas as pendências do seu CPF, basta comparecer em alguma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Título de eleitor

O problema com título de eleitor é um dos fatores que podem causar restrições na hora de abrir um MEI. Em caso de alteração dos dados do documento, é preciso verificar se eles foram atualizados no sistema.

Isso porque, em alguns casos, o título pode não estar vinculado ao seu CPF. Nessa hipótese, é necessário comparecer em algum dos órgãos responsáveis para a inclusão do número do título junto ao cadastro do CPF.

Idade mínima

De acordo com a legislação vigente, a idade mínima para a abertura de um MEI é de 18 anos. A única hipótese de ser abaixo dessa idade é em caso de maiores de 16 anos que sejam emancipados pelos pais.

Sociedades em outras empresas

Para a abertura de um MEI, um dos pré-requisitos exigidos é não ter participação societária em outras empresas. Ou seja, caso você já tenha uma outra empresa aberta em seu nome ou seja sócio registrado em um outro negócio, não será apto a abertura de um novo MEI.

Como você viu, é possível abrir um MEI mesmo tendo o nome sujo, mas podem ocorrer alguns empecilhos, por isso, o ideal é regularizar a situação o quanto antes para evitar surpresas na hora de começar a empreender.

DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!



Conteúdo original Acordo Certo

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

8 minutos ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

1 hora ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

1 hora ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

1 hora ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

1 hora ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

1 hora ago