Imagem por @freepik / freepik
Os trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possuem uma série de direitos e benefícios que vão desde as aposentadorias até mesmo o auxílio-doença.
O auxílio-doença, por sua vez, é um benefício que costuma trazer muitas dúvidas, principalmente com relação a quais doenças podem dar direito ao benefício.
Dentre as doenças, uma que acomete muita gente e as pessoas não sabem se podem pleitear os benefícios do INSS se trata da hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta.
Dessa maneira, hoje vamos entender a relação entre a pressão alta e a possibilidade do trabalhador conseguir se afastar do trabalho garantindo o direito ao auxílio-doença.
Sim! A pressão alta pode garantir direito ao auxílio-doença, no entanto é preciso entender quando a doença pode garantir acesso ao benefício.
Isso porque não basta apenas que o trabalhador possua a doença para conseguir solicitar o benefício, mas sim, entender a situação do trabalhador em decorrência da doença.
Esse assunto parece um pouco complicado em primeiro momento, mas podemos garantir que é extremamente fácil de compreender.
Com relação ao auxílio-doença, não basta apenas ter a doença para solicitar o benefício, mas sim, que o trabalhador esteja temporariamente incapaz de trabalhar devido à condição da doença.
Por exemplo, em algum momento que a doença está difícil de ser controlada, ou ainda, alguma situação que a pressão alta acabou gerando e lhe impossibilita de trabalhar.
Nessas situações é totalmente possível o direito de pedir o auxílio-doença nos casos de pressão alta. No entanto, um outro ponto precisa ser esclarecido, que é a necessidade da perícia médica para comprovação da condição.
Em outras palavras, o trabalhador que esteja temporariamente incapaz de trabalhar deverá passar por uma perícia médica do INSS que comprove essa condição, onde, você deverá apresentar, atestados e laudo médico que indiquem sua situação.
Como o auxílio-doença se trata de um benefício previdenciário, também é necessário o cumprimento de algumas regras para que o trabalhador possa solicitar o benefício.
As regras para garantir o auxílio-doença são:
Atualmente, a solicitação dos benefícios do INSS ocorre de maneira muito mais prática, tendo em vista que a solicitação agora pode ser feita totalmente online, através da plataforma Meu INSS, confira:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…