Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O trabalhador que entrar com uma ação judicial contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), corre o risco de pagar a perícia médica a partir de 2022. Isso porque, em 14 de julho deste ano, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto apoiado pelo governo que exige que o trabalhador pague antecipadamente a perícia médica em processos na Justiça Federal contra o Instituto.
O trabalhador vencendo a ação na justiça seria restituído ao final do processo. Seriam prejudicados com a medida, o trabalhador que tiver um benefício cortado e entrar na Justiça para tentar recuperá-lo.
Foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL), o de número 3-194/2020, e que está sendo analisado pelo Senado Federal que prevê que caberá ao segurado antecipar o pagamento da perícia médica, sendo reembolsado ao final do processo somente em caso de vitória.
Apenas os segurados de baixa renda terão direito à isenção desta antecipação. Segundo a lei, considera-se pessoa de baixa renda quem tenha concedido o benefício da Gratuidade da Justiça e possua:
renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 550) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300). Nesse caso, caberia ao Poder Executivo Federal antecipar o pagamento ao perito.
Na verdade, a aprovação vai impedir que muitos trabalhadores tenham acesso à Justiça depois de terem seus pedidos indeferidos pelo INSS. Muitas dessas pessoas sofrem de más condições de saúde e não possuem renda.
O que seria terrível para quem está incapacitado de trabalhar, entrar com uma ação na Justiça, tendo que custear o valor da perícia médica. Vamos ser sinceros, será uma tremenda injustiça!
A proposta sendo aprovada no Senado Federal e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), começará a valer a partir do ano que vem.
Muitas pessoas desistirão de recorrer à Justiça ao ter seu pedido negado pelo INSS só pelo fato de ter que pagar por uma perícia médica. Isso porque muitos não vão ter condições de pagar.
Toda vez que o trabalhador apresentar ou desenvolver alguma doença que o incapacite de exercer suas atividades profissionais, precisará passar por perícia médica no INSS. Será a perícia que determinará se o segurado tem ou não direito de receber o benefício.
A perícia acontecerá quando você fizer um requerimento ao Instituto Nacional do Seguro Social INSS) para solicitar um benefício por incapacidade ou para a pessoa com algum tipo de deficiência.
Muitas vezes a solicitação é negada pelo Instituto, o que leva a pessoa a recorrer à Justiça para ter direito ao benefício.
Uma das primeiras exigências da Justiça é que o trabalhador passe por uma perícia médica que será realizada por um médico perito determinado pelo juiz. Ou seja, um perito que realmente seja um especialista e possa entender a sua situação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…