Chamadas

Trabalhador é obrigado a cumprir aviso prévio?

Tanto o trabalhador quanto o empregador não são obrigados a cumprir nada que esteja fora do contrato de trabalho. No caso do aviso prévio é uma forma para que não saiam prejudicados o trabalhador e o empregador. O trabalhador porque foi pego de surpresa com a demissão e o empregador quando é pego de surpresa por um pedido de demissão.

O trabalhador vai cumprir o aviso prévio para que possa conseguir uma nova recolocação no mercado de trabalho. A empresa tem um tempo para conseguir uma pessoa ocupar a função que ficará vaga.

A empresa e o trabalhador devem cumprir uma regra, avisar com 30 dias de antecedência sobre a dispensa do funcionário e o trabalhador quando decide deixar a empresa. A duração do aviso prévio é de 30 dias, após o primeiro ano de trabalho, será adicionado ao aviso prévio 3 dias a cada ano de trabalho alcançado pelo funcionário, limitado a 90 dias. No entanto deverá ser cumprido 30 dias, os 60 dias deverão ser indenizados.

Quando o trabalhador pede demissão deve indenizar a empresa e a empresa deverá indenizar o funcionário ao demiti-lo, que corresponde ao aviso prévio (em caso de dispensa).

O que acontece se o aviso prévio não for cumprido?

Quando o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, será permitido ao empregador descontar os valores correspondentes ao período. Porém, se o trabalhador for demitido sem justa causa, a empresa pode liberar o empregado do cumprimento, o valor do aviso prévio deverá ser pago.

Entretanto, o empregado nunca pode liberar o empregador, por se tratar de um direito irrenunciável, a não ser que o motivo da dispensa seja um novo emprego.

O que acontece se a empresa não cumprir o aviso?

Será de direito do trabalhador acionar a Justiça do Trabalho para cobrar os valores devidos do aviso prévio.  Neste caso, está prevista uma multa no valor de um salário pago ao empregado caso a ação seja ganha. Esta multa é citada no art. 477 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que estabelece o prazo para pagamento das verbas. Por isso, essa penalidade é aplicada nos casos em que a empresa não cumpra o aviso prévio.

Quando não é necessário cumprir aviso prévio?

Não será necessário haver aviso prévio quando o funcionário for demitido por justa causa. O pagamento de eventuais direitos na rescisão deve ser feito no dia seguinte ao término do contrato de trabalho. O empregado só pode ser demitido por justa causa em situações quando comete falta grave, como roubo, agressão ou embriaguez.

Também será possível o empregador demitir o empregado por justa causa durante o aviso prévio em caso de falta grave, com exceção do abandono de emprego.

Mudança realizada pela Reforma Trabalhista

Houve uma mudança concretizada na Reforma Trabalhista que permite um novo tipo de acordo entre a empresa e o empregador, que é a rescisão por acordo mútuo. Pela regra, o trabalhador vai receber metade do aviso prévio indenizado (15 dias), além de 80% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e metade da multa rescisória de 40%, ou seja, receberá 20%. O trabalhador receberá todas as verbas rescisórias normalmente, porém, não terá direito ao seguro-desemprego.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

13 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

14 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

14 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

14 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

15 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

16 horas ago