Imagem por @cesarvr / freepik
O objetivo da legislação trabalhista é garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores. Dessa maneira, algumas leis estabelecem regras específicas para casos mais específicos, assim como o trabalho aos domingos e feriados.
O artigo 67 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determina que o trabalho exercido aos domingos e feriados está proibido.
A única exceção para tal regra é nos casos em que as funções exijam esse horário, todavia, para que isso ocorra, a legislação prevê alguns direitos específicos aos trabalhadores.
Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.
O trabalhador que precisar trabalhar nos domingos e feriados deverá ser recompensado com uma remuneração com o adicional de 100% ou receber uma compensação em dia de folga, antes que se completem 7 dias de trabalho consecutivos.
Sendo assim, podemos entender que o trabalho aos domingos e feriados vale o dobro do valor do salário que ocorre num dia normal, ou então precisa de uma compensação de folga. Lembrando que deverá ser o adicional ou o descanso, um ou outro.
Os artigos 68 e 69 da CLT também compreendem essa questão e podem ser vistos a seguir:
Art. 68 – O trabalho em domingo, seja total ou parcial, na forma do art. 67, será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho.
Art. 69 – Na regulamentação do funcionamento de atividades sujeitas ao regime deste Capítulo, os municípios atenderão aos preceitos nele estabelecidos, e as regras que venham a fixar não poderão contrariar tais preceitos nem as instruções que, para seu cumprimento, forem expedidas pelas autoridades competentes em matéria de trabalho.
Mesmo com a determinação da lei da proibição do trabalho aos domingos e feriados ou compensação para tal, existem profissões que podem exigir o trabalho nesses dias.
Essas atividades são conhecidas como atividades indispensáveis e estão autorizadas a funcionarem ininterruptamente, ou seja, inclusive nos domingos e feriados.
Dentre essas profissões temos pessoas que trabalham em hospitais, postos de combustível, serviços portuários, empresas de transporte, dentre outros.
A lista de atividades que pode trabalhar aos domingos é grande, onde, existem mais de 80 atividades autorizadas a funcionar aos domingos e feriados. Para conferir a lista completa basta acessar a Portaria 19.809 de 2020.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…