Trabalhador que tiver aplicação também pode sacar FGTS inativo

Trabalhador que tem ação da Vale e Petrobras poderá retirar valor de conta inativa a do fundo

Os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aplicados em ações da Vale ou da Petrobras por trabalhadores que têm contas inativas até dezembro de 2015 também poderão ser sacados a partir de fevereiro. O governo anunciou em 22 de dezembro a possibilidade de saque integral de contas inativas do fundo.

A aplicação dos recursos do FGTS em ações dessas empresas, chamada de Fundo Mútuo de Privatização (FMP), não aceita mais novas adesões, mas os resgates podem ser feitos.

Para sacar o valor específico do investimento em ações, o trabalhador deve procurar o banco escolhido para administrar as aplicações. Os investimentos na Vale ou na Petrobras foram permitidos nos anos 2000. A conta do FGTS fica inativa com a rescisão do contrato de trabalho ligado a ela.

Antes, a regra estabelecia que para os trabalhadores com carteira assinada pudessem retirar o saldo, o limite era de até R$ 1 mil em contas inativas, e caso estivessem desempregados por, pelo menos, três anos ininterruptos.

A mudança vai permitir que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores retirem todo o saldo das contas inativas até 31 de dezembro de 2015. A medida foi tomada pelo governo para estimular a economia ao longo de 2017. A estimativa é que serão liberados mais de R$30 milhões.

Em fevereiro, o Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores, assim como ocorre com o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep..

Consulta em saldo

Para saber quanto tem na conta do FGTS, o trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa Econômica, pelo aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS e Windows Phone.

É necessário digitar o número de Identificação Social (NIS) e cadastrar senha. O saldo pode ser acessado com Cartão Cidadão, em terminais de autoatendimento da Caixa.

O dia

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago