Imagem: EtalBr / freepik
O FGTS Digital veio para facilitar a rotina empresarial. O novo sistema de recolhimento do FGTS entrará em vigor em janeiro de 2024. Com o pagamento feito exclusivamente por meio do PIX. Por enquanto, o sistema está em fase de testes que se estende até novembro.
O FGTS Digital trará mudanças significativas na forma de cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS e na cultura dos empregadores, portanto, há necessidade de atenção redobrada para alguns detalhes, de forma a se evitar transtornos com a mudança que se aproxima.
Aliado a nova tecnologia está o Pix que promete transformar a maneira como os pagamentos do Fundo de Garantia vão começar a ocorrer a partir do próximo ano. A ideia é unificar as contribuições de diferentes períodos em um único documento, tudo de forma digital.
A inovação promete não apenas agilizar os processos, mas também reduzir significativamente os custos operacionais.
Leia também: Saiba O Que É FGTS Digital E O Que Muda Com A Implementação
A implantação do PIX no processo de pagamento do FGTS tem o objetivo de eliminar a burocracia, modernizar os sistemas, e agilizar o processo resultando em uma série de vantagens para as empresas e para os colaboradores.
Com o Pix, as transferências se tornam instantâneas, substituindo os procedimentos tradicionais que podiam demorar até cinco dias úteis para serem concluídos.
Outra novidade é o prazo para efetuar as contribuições do FGTS por parte dos empregadores, que passará a ser até o dia 20 de cada mês. Essa mudança traz impactos positivos para a gestão do fluxo de caixa das empresas, tornando-o mais simples e eficiente.
Todavia, já para os trabalhadores, a integração do PIX ao FGTS representa a garantia de que os pagamentos vão ocorrer de maneira mais rápida.
Os benefícios são diversos. Veja a seguir:
É importante mencionar, contudo, que para se adaptar à novidade, as empresas deverão ajustar seus sistemas para aceitar pagamentos via PIX. Além disso, será necessário o cadastro de novos representantes legais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…