O trabalhador que estiver negativado nos órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa), vão poder usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para solicitar um empréstimo.
Para conseguir esse empréstimo, o trabalhador precisará aderir ao saque-aniversário do FGTS, mesmo estando com o nome sujo, terá direito de pegar o crédito.
O trabalhador que aderir ao saque-aniversário, passa a ter direito de retirar uma parte do seu saldo do FGTS. Porém, caso seja demitido sem justa causa, não poderá retirar o saldo total da sua conta no fundo, sendo possível apenas sacar a multa rescisória, não podendo sacar o valor integral da conta. O saque-aniversário normal não é empréstimo.
Para conseguir o empréstimo, o trabalhador que aderiu à modalidade, precisará solicitar a antecipação do saque-aniversário. É uma forma de conseguir o dinheiro mais rápido.
No entanto, será preciso arcar com as taxas de juros de 1.49% ao mês quando a solicitação é realizada na Caixa Econômica Federal. Outros bancos aceitam o FGTS como garantia para liberar a linha de crédito. Mas você precisa ficar atento, isso porque cada instituição cobra a sua taxa de juros.
Caso você não tenha como usar o FGTS para garantir a linha de crédito, poderá ter acesso ao penhor de bens oferecido pela Caixa. É possível conseguir dinheiro a partir de R$ 50, com taxa de juros de 1,99% ao mês, sem consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para saber se o cliente está negativado.
Neste caso, você terá que ter algum bem que possa ser penhorado pelo banco. Para ter acesso ao serviço de acesso ao crédito, é preciso ir a uma das agências que estão habilitadas. No site da Caixa é possível ter acesso às agências do banco que estão autorizadas a realizarem o penhor.
A Caixa aceita para penhor:
Joias Canetas de valor (desde que analisadas por um avaliador, que constate o valor) Relógios de valor (também analisados) Pratarias de valor.
Os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para os clientes com relacionamento na CAIXA.
O penhor pode ser solicitado pela pessoa, mesmo ela estando com o nome sujo, ou seja, negativada nos órgãos de proteção ao crédito.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…