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Trabalhador, você come fora de casa? Saiba quanto você gasta do seu salário com alimentação


Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador – ABBT, apontou que no ano de 2023, o trabalhador brasileiro está pagando mais caro para comer fora de casa.

A pesquisa considerou quatro tipos de refeições:

  • comercial,
  • autosserviço (self-service),
  • executivo
  • à la carte.

Pesquisa

Durante o desenvolvimento da pesquisa, ficou constatado que os trabalhadores que fazem a opção de se alimentarem fora de casa, comendo em estabelecimentos como lanchonete e restaurante, pagam, em média, R$ 34,00 por uma refeição popular, considerando o prato comercial, também conhecido como “PF”.

 Os que optam pela opção à la carte, o valor pago por refeição, chega a R$ 80,48, uma diferença de cerca de 150%.

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Variações de preço

Foi constatada na pesquisa, variações desproporcionais nos preços em 2023. Destacando como as mais caras, as refeições realizadas em restaurantes com serviços à la carte, que registram aumento de 24%; já o serviço de self-service teve elevação de 20%.

Outras opções

O trabalhador também possui outras opções, que mantiveram o valor estável, sendo o prato comercial, com crescimento de 12%, e o prato executivo, com variação de 1%.

A pesquisa considerou o salário dos trabalhadores em R$ 2.921,00 (salário médio) segundo o  IBGE, sendo assim, os gastos durante o mês com alimentação, chega a consumir 1/3 da remuneração do trabalhador.

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“O cenário econômico reflete diretamente na alimentação fora do lar. Houve uma variação acima da inflação no preço da refeição registrada neste ano, quando comparamos com 2022. A inflação da alimentação fora do lar subiu mais devagar, mas é mais persistente do que o índice aplicado a alimentos consumidos em casa. Ainda assim, não reflete o real custo para o trabalhador, já que ele é pressionado também por aumentos em outras categorias de consumo, como combustíveis, energia, saúde e bem-estar”, diz Rodrigo Somogyi, diretor de produtos da Pluxee, empresa de benefícios e engajamento associada à ABBT.

O estudo foi realizado entre junho e agosto de 2023 em 4.516 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, bares, lanchonetes e padarias que servem refeições em 51 cidades brasileiras.

Bia Montes

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