Trabalhador que quer garantir direito ao Auxílio emergencial precisa regularizar o CPF para que o pedido do benefício possa ser analisado pelo governo. Veja como é possível resolver isso.
Inúmeros trabalhadores vem relatando dificuldades para se cadastrar no auxílio emergencial de R$ 600 do governo. De acordo com os relatos, o sistema está barrando a inscrição pela situação do CPF irregular.
O app para cadastro no Auxílio Emergencial estão liberados desde a última terça-feira, dia 7 de Abril. Porém para que você possa garantir a inscrição o seu CPF precisa estar regularizado. Caso contrario seu pedido para recebimento não será analisado pelo governo.
Se este é o seu caso e o seu CPF está suspenso, provavelmente possa haver pendências no momento da declaração do Imposto de Renda ou até mesmo com a Justiça Eleitoral. Possivelmente o solicitante deixou de declarar o Imposto de Renda ou esqueceu de justificar sua ausência na última eleição.

Outras possíveis problemas cadastrais
As situações pontuadas a cima são as principais e mais comuns para que seu CPF esteja irregular. Porém existem outras pendências que podem deixar seu CPF na mesma situação. Confira a seguir outros possibilidades.
- REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte;
- PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: contribuinte não entregou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos;
- SUSPENSA: cadastro incorreto ou incompleto;
- CANCELADA: CPF cancelado por multiplicidade;
- TITULAR FALECIDO: quando for incluído o ano de óbito;
- NULA: constatada fraude nos dados.
E agora, como resolver o problema?
Caso o seu CPF esteja com pendencias de regularização, basta que o cidadão envie sua declaração de Imposto de Renda do ano ausente, mesmo que esteja em atraso.
Se a situação do seu CPF for “suspensa” você devera regularizar o seu título de eleitor pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.
Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de regularização de dados do CPF, poderá ainda realizar de forma online e gratuita pelo site da Receita, atráves das seguintes opções:
A Receita Federal ainda disponibiliza atendimentos por e-mail, de acordo com a jurisdição individual de cada região. Confira os endereços de e-mails de cada Estado.
- 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO): [email protected]
- 2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR): [email protected]
- 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI): [email protected]
- 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN): [email protected]
- 5ª Região Fiscal (BA e SE): [email protected]
- 6ª Região Fiscal (MG): [email protected]
- 7ª Região Fiscal (ES e RJ): [email protected]
- 8ª Região Fiscal (SP): [email protected]
- 9ª Região Fiscal (PR e SC): [email protected]
- 10ª Região Fiscal (RS): [email protected]
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp