Chamadas

Trabalhadores de aplicativos continuam sem vínculo trabalhista

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Câmara dos Deputados ainda não encontrou uma solução definitiva para regulamentar a prestação de serviços por meio de aplicativos como Uber, 99, Uber Eats, ifood e Rappi, aqui no Brasil.

As Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; debatem como garantir direitos mínimos aos trabalhadores de plataformas digitais, sem inviabilizar o modelo de negócio para as empresas ou aumentar os preços para seus usuários.

Na semana passada, durante o debate promovido pelas referidas Comissões na Câmara Federal, o Presidente da Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos (FANMA), Paulo Xavier Júnior, esclareceu que os motoristas de aplicativos não querem ser enquadrados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, não têm interesse em vínculo empregatício, mas esperam um mínimo de proteção para a categoria em uma possível regulamentação.

A FANMA estima que cerca de 2 milhões de brasileiros trabalham no segmento de serviços por aplicativos. Nos últimos anos, o desemprego gerado durante a pandemia da Covid-19 contribuiu para o aumento do número de trabalhadores por aplicativos. Em Brasília, o Presidente da FANMA defendeu tarifas justas, segurança e direito de resposta nos casos de banimento unilateral por parte das plataformas.

Legislação Trabalhista

Na visão de alguns legisladores, é importante considerar que um modelo com regras mais rígidas poderia inviabilizar esses empregos e a geração de renda para milhares de trabalhadores brasileiros.

Em decisão unânime, na semana passada, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o exame do recurso de um motorista que pretendia o reconhecimento de vínculo de emprego com a Uber do Brasil. A decisão julgou improcedente o pedido de vínculo, já que o trabalhador tem liberdade e a autonomia para definir dias e horários de trabalho – e de não haver obrigação de aceitar as viagens sugeridas pelo aplicativo. (Com colaboração de Douglas Armendone)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

jornalcontabil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

10 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

11 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

17 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

17 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

17 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

17 horas ago