Imagem por @gustavomellossa / @JERO SenneGs / freepik / editado por Jornal Contábil
Muitos trabalhadores já estão acostumados a receber o 13º salário em duas parcelas, sendo a primeira paga em 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro, conforme o Tribunal Superior do Trabalho (TST). E eles já estão contando os dias para receber o benefício.
Tem direito ao 13º salário, os trabalhadores com carteira assinada, esse abono também é liberado para os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos.
Em 1962 foi instituída a lei que determina o pagamento do 13º salário. Esse abono extra, ajuda os trabalhadores no final do ano. Muitos chamam o pagamento de gratificação natalina.
De acordo com as regras, o 13º salário deve ser pago ao trabalhador em duas parcelas, sendo a primeira entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser repassada até o dia 20 de dezembro.
Quando o empregado de carteira assinada recebe a primeira parcela do 13º, não terá nenhum tipo de desconto dos valores. Todavia, ao receber a segunda parcela, vão ser descontadas as quantias referentes ao Imposto de Renda e ao INSS.
Para ter direito a gratificação natalino será preciso cumprir alguns requisitos:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…