Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O abono do PIS/Pasep ano calendário 2020 que deveria começar a ser pago agora no segundo semestre foi adiado para o ano que vem, por recomendação da Controladoria-Geral da União. A decisão ocorreu após reunião entre representantes do governo, dos trabalhadores e das empresas do Conselho Deliberado do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
A nova resolução muda o cronograma de pagamentos do PIS que é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, bem como do Pasep destinado aos servidores públicos.
De acordo com informações da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança foi necessária para evitar o descumprimento de regras contábeis e financeiras, que impedindo assim que as despesas fossem divididas em dois anos. Além disso, o órgão afirmou que a medida não teve objetivo fiscal, contudo, o adiamento do abono resultou mais de R$ 7,45 bilhões de economia este ano.
O abono salarial do PIS/Pasep começava a ser pago no segundo semestre de cada ano e terminava de ser pago no primeiro semestre do ano seguinte, obedecendo ao mês de nascimento do trabalhador no caso do PIS, e obedecendo o dígito final da inscrição do servidor público no caso do Pasep.
O Conselho Deliberado do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) determinou ainda que a partir do ano que vem, o abono deve começar a ser pago sempre no primeiro semestre de cada ano. Contudo, as datas de pagamento devem ser divulgadas apenas no próximo ano, porém, membros do governo afirmaram que a expectativa é que o saque comece em fevereiro, e não deve gerar prejuízos aos trabalhadores.
Para ter direito ao abono salarial é necessário se encaixar nas seguintes exigências:
Conforme declaração do Codefat, os trabalhadores não devem receber dois saques no ano que vem, um referente ao calendário 2020 e outro ao calendário 2021, a nova resolução permitirá que todos os trabalhadores agora possam receber no mesmo ano.
Logo, ao entendimento da decisão do Codefat, o calendário do abono salarial referente a quem trabalhou em 2020 será pago em 2022, o calendário de 2021 em 2023 para todos os beneficiários e assim sucessivamente.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…