No início do ano, entre os meses de fevereiro e março, o Governo Federal depositou o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020, ou seja, o benefício foi pago para os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020.
Todavia, o abono salarial ano-base 2020 foi pago este ano devido a adiamento do governo federal, onde, no ano passado as verbas do abono foram redirecionadas para o Programa de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que vigorou de abril a agosto de 2021.
Nesse sentido, com o pagamento do abono salarial de 2020 nos primeiros meses do ano, será que o governo pode iniciar o pagamento do PIS/Pasep ano-base 2021 a partir do meio deste ano? Ou será que o pagamento do benefício ficará para o ano que vem? Descobriremos agora!
A expectativa de muitos trabalhadores é de que o abono salarial ano-base 2021 possa ser pago agora a partir do meio do ano, contudo, essa informação não deve ocorrer.
Existem três fatores que inviabilizam a liberação do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2021 ainda no decorrer deste ano.
Dentre esses fatores temos:
No caso do terceiro fator, acontece que para o Codefat entendeu ser um grande problema começar a pagar o benefício em um ano e terminar em outro, principalmente frente ao reajuste do salário mínimo.
Isso porque antes, o abono começava a ser pago em julho de um ano e terminava apenas em junho do ano seguinte, quando já haviam diferenças de valores do salário mínimo, avanços da inflação e outros pontos.
Logo, os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021 vão receber o abono salarial em 2023, em um calendário que correrá entre os meses de janeiro e dezembro e que deve ser oficialmente divulgado em janeiro.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…