Designed by @uder3802032 / freepik
Em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversas empresas precisaram adotar o regime de trabalho home office. Agora, após alguns meses, as empresas estão se preparando para a retomada das atividades presenciais.
Para isso, algumas regras estão sendo criadas, com o objetivo de auxiliar as empresas a controlarem a disseminação da Covid-19. Porém, algumas medidas impostas pelas empresas podem causar implicações legais.
O advogado trabalhista Rafael Amaral Borba, sócio do escritório BPH Advogados (Blumenau/SC), explica que o empregador deve cumprir e fazer os empregados cumprirem normas de saúde, higiene e segurança. “Portanto, a empresa pode e deve adotar medidas que reduzam ou neutralizem as chances de algum colaborador contrair o vírus durante o período de trabalho”, explica.
As medidas, entretanto, devem ser adotadas com cautela, pois todas aquelas que possam expor ou constranger o empregado poderão ser consideradas como abusivas e ilegais.
De acordo com Borba, a medição de temperatura corporal e realização de testes para detecção do vírus, por exemplo, são alternativas que, embora possam ser utilizadas pelo empregador, exigem além de cuidados específicos, o prévio consentimento do funcionário.
No caso de medidas relacionadas a saúde, recomenda-se que sejam realizadas por profissionais da área, em local reservado e sem expor o empregado aos demais colaboradores. E, caso algum colaborador seja infectado, a situação deve ser tratada com descrição, evitando a divulgação do nome do colaborador”, comenta o advogado.
Borba explica, que algumas empresas estavam impondo o controle das atividades dos funcionários fora da empresa, o que pode acarretar diversos problemas, pois pode ser reconhecida a violação ao direito da intimidade e privacidade do empregado.
Para finalizar, o advogado recomenda que as empresas criem normas internas e específicas para a prevenção do contágio da Covid-19, nas quais sejam definidas as diretrizes e protocolos que serão adotados, conscientizando o funcionário de que o bem maior que está sendo buscado, é para a segurança e saúde de todos.
o BPH Advogados, com mais de 19 anos de atuação no mercado e atendendo a grandes empresas dos mais diversos ramos de atividades.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…