Imagem por @ Dragana_Gordic / freepik / editado por Jornal Contábil
O Projeto de Lei 3044/21 foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele propõe a adição das atividades voluntárias certificadas por entidades públicas ou privadas como um fator de desempate em concursos públicos e nos processos seletivos das instituições de ensino superior de natureza pública.
Conforme o Projeto de Lei 3044/21, atividades voluntárias que possuam certificação por entidade pública ou privada terão a função de critério de desempate em concursos públicos e seleções de instituições públicas de ensino superior.
Na presente época, em concursos públicos, a idade já é utilizada como um fator de desempate, enquanto na admissão às universidades, a renda familiar é considerada um dos elementos relevantes.
O deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), responsável pelo relatório, sugeriu a aprovação do projeto após propor uma emenda visando aperfeiçoar a redação. Ele enfatizou: “O voluntariado traz benefícios inegáveis tanto para aqueles que se dedicam a ele, como para os que recebem o auxílio, além de contribuir para a sociedade como um todo”, disse.
“Critérios de desempate são instrumentos importantes para a classificação em um certame”, disse o autor da proposta, deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).
Ele acredita que as alterações na legislação são indispensáveis devido à relevância do trabalho voluntário no processo de edificação de uma sociedade caracterizada pela equidade.
Em avaliação na Câmara dos Deputados, o texto proposto modifica tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto a Lei do Voluntariado. No cenário atual, concursos públicos já utilizam a idade como elemento de desempate, enquanto nas admissões universitárias, a renda familiar é um dos aspectos considerados.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…