Chamadas

Três cenários sobre impactos da Covid-19 no futebol

O futebol e o esporte como um todo podem ser fortemente impactados pela pandemia do Covid-19 no País. De acordo com análise feita pelo Ibracon — Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, a dimensão dos danos será proporcional à duração da pandemia, podendo causar pesados prejuízos a atletas e equipes.

“Avaliamos três cenários possíveis: um de curto prazo, com a quarentena durando um mês; um de médio prazo, caso se estenda até junho; e um de longo prazo, caso ultrapasse junho”, explica Carlos Aragaki, coordenador da Câmara de Contadores do Ibracon. “Dependendo do cenário, o esporte será fortemente impactado, assim como diversos setores da sociedade. Por isso, neste momento, é fundamental as equipes reverem seus planos estratégicos e orçamentos”.

Três cenários sobre impactos da Covid-19 no futebol

No futebol brasileiro, por ser o esporte mais popular e rico do Brasil, o problema é mais nítido, todavia, as dificuldades podem ser aplicadas aos demais esportes, dentro da particularidade de cada um.

Segundo Aragaki, no curto prazo, os clubes de futebol terão queda de receita por causa da falta de bilheteria dos jogos, royalties de produtos e nos patrocínios. Em médio prazo, as receitas serão impactadas por causa dos contratos de transmissão de jogos e pay-per-view, inclusive para os campeonatos sul-americanos. A longo prazo, o que impactará a receita será o mercado de venda de jogadores e pacotes de sócio torcedor ainda fiéis aos seus clubes.

Apesar desse cenário desfavorável para as receitas, a solução virá nas renegociações de contratos e acordos. Contudo, questões envolvendo os custos serão mais difíceis de resolver, pois envolvem renegociação de salários de atletas e impostos, por exemplo. Sobre Ibracon Fundado em 1971, o Ibracon — Instituto dos Auditores Independentes do Brasil é uma entidade representativa dos auditores independentes, que, por meio de ações nos mais diversos âmbitos, promove a atividade e demonstra sua contribuição para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. É responsável por cerca de 120 atividades educacionais promovidas anualmente para mais de três mil profissionais.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Transformando Dados Contábeis em Histórias Visuais: O Papel da IA em Apresentações Executivas | Vidwud

A contabilidade, por sua natureza, lida com grandes volumes de dados numéricos complexos, que podem…

44 minutos ago

Saque-aniversário do FGTS: Como saber o valor que vou receber?

O saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa a ser…

59 minutos ago

Contabilidade: 5 mentiras mais comuns sobre o Imposto de Renda

O período mais animado para a contabilidade está se aproximando, toda a agitação do Imposto…

2 horas ago

Você sabe qual é o impacto financeiro para um filme vencedor do Oscar?

A estatueta dourada do Oscar não é apenas um símbolo de prestígio artístico; é também…

3 horas ago

Atestado médico falso é crime? Saiba quais são as punições!

Existem diversos motivos para um trabalhador faltar ao seu serviço, mas se eles estiverem previstos…

5 horas ago

Caixa Tem fora do ar? Como resolver 17 problemas comuns no app

Se você já tentou acessar o Caixa Tem e deu de cara com algum erro,…

8 horas ago