Categories: ChamadaseSocial

Tudo o que você precisa saber sobre a Qualificação Cadastral do eSocial

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A etapa de Qualificação Cadastral

Uma das etapas do eSocial consiste em fazer a qualificação cadastral de todos os seus funcionários e contribuintes ativos, que será necessária para as futuras admissões da empresa. Esta análise visa identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

A qualificação cadastral pode ser feita pela internet no portal do eSocial, ou então via sistema próprio da empresa ou do escritório de contabilidade responsável.

Se os dados estão de acordo com o que conta no CPF e no CNIS, a qualificação é feita com sucesso. Caso haja algum erro, aparecerá um aviso informando qual o tipo de divergência.

https://www.jornalcontabil.com.br/como-se-adaptar-ao-esocial/

Para se ligar

Existem 3 principais erros que podem surgir:

  • PIS sem CPF: neste caso o empregado deve ligar para o número 135 (Atendimento da Previdência Social) e vincular o número de PIS ao CPF;
  • Data de nascimento ou Nome divergente com o que consta no PIS: para resolver isso é necessário ir até a Caixa ou Banco do Brasil, depende do que for informado no aviso;
  • Pessoas casadas ou divorciadas que não atualizaram os dados em todos os órgãos possivelmente terão erro na qualificação cadastral e terão que procurar o órgão competente para atualizar as informações.

Responsabilidade

Importante ressaltar que a obrigação de enviar essa qualificação cadastral é da própria empresa ou do escritório de contabilidade. No entanto, caso haja divergência, a empresa precisa avisar o funcionário para que ele vá atrás de atualizar essas informações.

Se você quer ter acesso a um dos treinamentos mais completos do mercado, alinhando a teoria e a prática, que lhe ensinará todas as técnicas para que você torne-se um verdadeiro ESPECIALISTA em eSocial CLIQUE AQUI e conheça! Lembre-se que os profissionais que estão se qualificando para o esocial, podem ter de fato uma virada em suas vidas, conseguindo aumentar os seus salários, conseguindo ter o emprego dos sonhos e ser mais valorizados.

Conteúdo original via I.CON

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

2 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

3 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

3 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

4 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

4 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

4 horas ago