Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve se apressar, pois o prazo de inscrições termina hoje, dia 13, quinta-feira. O edital do 1º/2025 Exame de Suficiência já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o documento, as provas do certame ocorrem no dia 6 de abril de 2025, das 10h às 14h, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). A banca examinadora será a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Inscrições
Os interessados em participar do certame têm até às 16h de hoje, dia 13, para efetuar as inscrições. A ação deve ocorrer no site da FGV.
A taxa de inscrição é de R$120,00, a ser recolhida em guia própria, em favor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Os candidatos que tinham a intenção de solicitar a isenção da taxa de inscrição, o período já expirou no último dia 16 de janeiro. O Exame de Suficiência será constituído de prova objetiva de múltipla escolha que vai ocorrer na modalidade presencial.
O edital completo será brevemente disponibilizado no site FGV e do CFC (www.cfc.org.br).
Leia também:
- Como surgiram os impostos que pagamos hoje?
- CRT-4 : erros podem impedir MEI de emitir nota a partir de abril
- Reoneração da Folha de Pagamento: Entenda os Impactos e Estratégias para sua Empresa
- EFD-Reinf tem prazo de envio até dia 17. Veja mais detalhes desta obrigação
- Receita disponibiliza PGD da Dirf 2025. Veja o que precisa ser declarado
O que é o Exame de Suficiência, para que serve e quem pode participar?
Trata-se de uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.
Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.
Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores. Dessa forma, podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.