Rio de Janeiro

Um animal sofre maus-tratos a cada dois dias no estado do Rio de Janeiro

Dados inéditos divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, em 2022, foram feitos 252 registros de crueldade contra animais e maus-tratos contra animais silvestres, ou seja, a cada dois dias um animal é vítima de um crime. Os cachorros foram os mais mencionados nos registros de ocorrência (174 vezes), seguido pelos gatos (47) e aves (23). Ao todo, foram citadas 11 espécies diferentes.

Os maiores agressores foram os próprios tutores (68,7%), e a residência, o local de maior ocorrência, com 54% do total. Cerca da metade dos animais foi resgatada de alguma forma.

– Divulgar esses dados no Dia Nacional dos Animais é importante para conscientizar a sociedade e mostrar que maus-tratos e crueldade contra os animais é crime e pode levar a prisão. O crime de maus-tratos está tipificado na Lei de Crimes Ambientais e, quando se trata de cães e gatos, a pena prevê, além da perda da guarda do pet, até cinco anos de reclusão – explicou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Leia mais: Projeto De Lei Fixa A Obrigação De Prestar Socorro A Animais Atropelados

Ao analisar as ocorrências por local de registro, é possível identificar que a maior parte foi feita na 42ª DP (Recreio), seguida pela 110ª DP (Teresópolis) e 151ª DP (Nova Friburgo).

Comemorado nesta terça-feira (14/03), o Dia Nacional dos Animais foi criado para conscientizar a população sobre a preservação da vida, com a finalidade de combater os maus-tratos e demais formas de violência contra os animais domésticos, silvestres e exóticos. 

Como denunciar:

Para denunciar maus tratos aos animais, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) pelo telefone (21) 2334-7634. A denúncia também pode ser feita em qualquer delegacia de Polícia Civil do estado e ainda pela Linha Verde, do Disque-Denúncia (0300-253-1177). O anonimato é garantido.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

30 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

40 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago