O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), libera a partir desta quarta-feira (25), o novo benefício mensal com os novos valores de 2023, para mais de 36 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios.
Nesta quarta (25), os primeiros segurados a receberem o novo valor do benefício mensal são aqueles que recebem um salário mínimo (R$ 1.302). Isso porque, os segurados que ganham mais de um salário terão acesso ao benefício a partir de fevereiro.
Na prática, os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo terão um aumento de 7,42% quando comparado ao piso nacional do ano passado. Já os segurados que recebem mais de um salário, o reajuste será de 5,93%.
Para quem ganha um salário mínimo, o reajuste aplicado é acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, ou seja, representa um ganho real para os segurados. Já quem ganha acima de um salário, o reajuste foi apenas para compensar a inflação.
Leia +: INSS paga adicional de 25% para aposentados; veja quem pode receber
O calendário de pagamentos do INSS para 2023 leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador, que é aquele exibido após o traço.
Datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo:
Datas de pagamento para quem recebe mais de um salário:
Através da plataforma Meu INSS, o segurado poderá realizar a consulta do extrato de pagamentos e identificar o valor exato a receber, com os possíveis descontos.
O primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS, realizar login, onde, na tela início na opção “Meus Benefícios” o segurado deverá clicar no símbolo de olho.
Dessa forma, deverá ser exibido a competência de janeiro, onde haverá o valor final do benefício, que é aquele após os descontos, a data de pagamento e se há ou não bloqueio de empréstimos.
Também é possível clicar em “Detalhar”, exibido na página seguinte, onde o sistema mostrará o valor final do benefício após os descontos, assim como o valor disponível para contratar crédito consignado (se houver).
Por fim, o extrato de pagamentos apresenta ainda as seguintes informações:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…