Do inglês User Experience, o UX Design, ou design de experiência do usuário, é um conceito que engloba uma série de práticas e técnicas voltadas para a otimização de plataformas digitais. Essa otimização garante uma melhor experiência de compra e pode conceder maior destaque para o seu negócio digital.
O conceito não se limita apenas ao web design, design gráfico ou texto, mas o último é certamente uma das melhores formas de se iniciar uma jornada de otimização. O UX Writing proporciona melhor compreensão por parte do cliente, mais tempo de permanência e aumento do tráfego. Todos esses itens são essenciais na criação de uma marca de sucesso, tanto em vendas quanto no plano de branding.
Leia também: Estratégias de marketing digital para plataforma de vendas online
O principal objetivo do UX Writing é auxiliar o usuário em sua jornada de compra. Para tal, é necessário saber quem é o usuário. Por esse motivo, uma pesquisa de público é essencial. O público interessado em produtos de beleza, por exemplo, não é o mesmo público que se interessa por acessórios para automóveis.
É necessária uma pesquisa que entenda o comportamento do seu público, suas atividades online e, principalmente, aspectos culturais da sua comunidade. Isso permite que haja uma escolha adequada do campo semântico explorado, tom de voz, estilo e tipo de estrutura dos textos.
Leia também: Falta profissional de UX: Confira dicas para se destacar neste mercado!
Após o planejamento, o emprego da técnica depende de uma boa compreensão de linguística, da estrutura da plataforma de vendas e da experiência de compra do seu produto. Para um projeto com escopo limitado e voltado para a primeira experiência de otimização em UX Writing, os responsáveis pelo texto devem focar em no mínimo três pilares:
O texto deve ser claro, sem rodeios e capaz de entregar a mensagem em poucas palavras. Quanto mais claro o texto, mais fácil e prazerosa a navegação e, portanto, melhor é a experiência
Leia também: Conheça 6 importantes tendências do e-commerce para 2023
Todo texto deve ter uma função. O uso de textos sem utilidade prejudica a experiência e leva a confusão. O ideal é que todos os textos tenham a intenção de informar ou estimular o consumidor.
Um texto conciso, com uma estrutura bem pensada, pode acelerar o processo de compra. O ideal é que o produto ou serviço seja explicado com poucas palavras, mas que desperte o interesse do usuário. Para tal, é necessário uma boa hierarquia de informações e estrutura narrativa do texto.
Otimização leva tempo. Para que o trabalho contínuo tenha retorno adequado, é necessário acompanhar as métricas resultantes. Dados extraídos direto do backend da plataforma, softwares de terceiros, Google Analytics e perguntas feitas ao setor de atendimento são boas fontes para pesquisa e análise de métricas. Com uma atualização mensal, baseada nos dados, a chance de sucesso é muito maior. Com uma otimização feita por meio de UX Writing, fica muito mais fácil vender celular, roupas, bicicletas, perfumes ou o que desejar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…