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Vagas para Home Office: Confira 557 oportunidades de emprego abertas em todo país!

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O Home Office ou trabalho em casa é uma modalidade de trabalho já adotada por diversas empresas a muito tempo, porem devido a pandemia da Covid-19 essa modalidade ganhou destaque sendo vista como alternativa para a prevenção da disseminação da pandemia e ao mesmo tempo manter as empresas trabalhando.

O Home Office consiste em manter uma “rotina normal” de trabalho, mas de forma remota, executando os trabalhos de casa por meios digitais e com o uso de diversas ferramentas que tornem o bom andamento do trabalho remoto possível.

As principais vagas disponíveis oferecem benefícios como: Assistência Médica, Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, Tíquete Alimentação e Vale Transporte.

Existem vagas para diversas cidades do país, dentre elas: São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Itatiba – SP, Maceió – AL, Goiânia – GO, Itupeva – SP, Florianópolis – SC, Belo Horizonte – MG, Contagem – MG, Biguaçu – SC, Guarulhos – SP, Itatiba – SP, Niterói – RJ, Jandira – SP, Curitiba – PR entre outras.

Pensando nisso nos do Jornal contábil selecionamos mais de 800 vagas de emprego para Analista de Mídias Sociais.

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Vagas de Home Office

Analista de Testes Sênior – Home Office 

De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

Cascavel – PR

Planejar os testes e elaborar os planos de testes. Área Web Mobile ? Programação de testes automatizados.

Ensino Superior completo nos cursos de: Tecnologia da Informação e áreas afins. Saber desenvolver é um diferencial.

candidate-se

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Analista de Projetos Pleno (Home Office) 

De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

São Paulo – SP

Participar de reunião de diagnóstico para elencar, analisar e descrever detalhadamente as informações sobre necessidades e expectativas do cliente sobre o projeto. Manter contato permanentemente com o cliente dos projetos de sua responsabilidade. Acompanhar de perto todas as etapas do fluxo de execução do projeto, com interface com as outras áreas. Análise dos dados finais do projeto, que já chegarão compilados e agrupados. A partir desta análise, elaboração de relatório gerencial: Transformar dados em informação, entregando uma apresentação dinâmica, fluída e atraente, afim de suprir as necessidades/perguntas do cliente.

Desejável experiência com projetos, ter raciocínio lógico, capacidades de síntese e análise, criatividade, organização e habilidades redacionais. Diferencial: Conhecimento em pesquisa de mercado. Escolaridade: Ensino Superior completo ou cursando em Marketing, Publicidade, Comunicação ou ainda Designer Gráfico, de Games ou de Interiores ou áreas relacionadas com layout e animações. Habilidades avançadas para gerar gráficos em Excel e apresentações gerenciais em powerpoint.

candidate-se

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Televendedor – Home Office

De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00

São Paulo – SP 

Realizar contado com todos os clientes prospects e inativos cadastrados no sistema afim de fechar negócios. Realizar contado com todos os clientes prospects e inativos cadastrados no sistema BSB afim de fechar negócios. Realizar contato frequente com sua carteira de clientes ativos para fidelização do atendimento. Fazer a apresentação dos produtos e enviar cotações de preços aos clientes. Realizar cadastros e reavaliações de clientes no sistema. Utilizar as ferramentas para registros e monitoramento dos clientes. Fazer os fechamentos individuais de resultados para apresentação a coordenação. Fazer o follow-up com os demais departamentos da empresa afim de garantir os retornos e um atendimento de qualidade aos clientes. Fazer acompanhamento e preenchimento de portais de vendas. Realizar venda mais consultiva/relacionamento e técnica

candidate-se

Consultor de Negócios Educacionais – Home Office

A Combinar

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Maringá – PR 

Atuar com vendas de cursos online por telefone, WhatsApp e redes sociais, apresentar cursos à clientes, matricular alunos em cursos EAD de Pós-graduação e MBA.

Ensino médio completo. Desejável ensino superior em andamento. Experiência com vendas de cursos de pós-graduação e MBA.

candidate-se

Vendedor de Empréstimo Consignado – Home Office

A Combinar

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São Paulo – SP 

Vendas de empréstimo e cartão consignado; Venda ativa por telefone. Prospecção de cliente aposentados e pensionistas do INSS. Organizar a agenda comercial, planejando prospecções e contatos de pós venda.

Ensino Médio completo. Experiência na função.

candidate-se

Advogado de Seguros (Home Office)

A Combinar

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São Paulo – SP 

Atuar em uma carteira com grande volume de Seguros, em todas as fases processuais. Atuar com ações administrativas e com acompanhamento de processos, peças, petições, elaboração de documentos e tudo que se fizer necessário entre outros. Lidar com seguradoras de grande porte.

Experiência em seguros e atendimento aos clientes (seguradoras).

candidate-se

Programador Java Pleno – Home office

De R$ 6.001,00 a R$ 7.000,00

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São Paulo – SP 

Prestará auxílio na análise e desenho de soluções, auxílio na análise e preparação de propostas técnicas, bem como programação, dará suporte técnico; prestará auxílio na preparação e ministração de treinamentos e fará a instalação de produtos. Realização de provas de conceito Auxílio na preparação de apresentações e seminários Desenvolver e implantar sistemas na linguagem de programação, analisar e testar programas já desenvolvidos. Desenvolvimento de software, programação com frameworks MVC Model-view-controller (Spring).

Experiências desejáveis: Desenvolvimento de software, programação com frameworks MVC Model-view-controller (Spring), conhecimentos básicos em outra das linguagens de programação mais conhecidas, conhecimentos em ferramentas para automação de testes em web e de performance/load test.

candidate-se

Analista Programador de Sistemas – Home office

De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

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Trabalhar com programação orientada a objetos; banco de dados (select, insert, delete, update) Desenvolvimento e manutenção de sistemas .NET(C#, ASP), HTML, Javascript

Superior em curso ou completo em engenharia da computação, sistema da informação ou áreas correlacionadas

candidate-se

Analista de Recrutamento e Seleção (Home Office)

A Combinar

Aracaju – SE, Belém – PA 

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Publicada em 18/01

– Hunting e Seleção, sendo responsável pelos processos seletivos de diversas áreas de negócio e níveis; – Triar de perfis; – Conduzir de entrevistas com base em competências, valores e comportamentos; – Enviar de instrumentos comportamentais, ficha cadastral e acompanhamento de retorno; – Zelar pela experiência do candidato, sempre buscando excelência. Perfil: excelência em trabalho em equipe, ótimo relacionamento interpessoal, dinamismo, resiliência, proatividade, empatia e foco em resultados.

Pré requisitos: Experiência com um volume grande de vagas; Experiência de entrevistas com o público de Finanças, Engenharia, Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas, Administrativo e RH; Formação (bacharelado ou tecnólogo) concluído. Desejável: Conhecimento intermediário em G-suite (Drive, formulários, planilhas e Google doc).

candidate-se

Coordination Support – Home Office

A Combinar

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São Paulo – SP 

Publicada em 18/01

Knowledge in cellular technology, if have experience in mobile tests it is good. Able to read technical specs and develop test scenarios and test reports. Detail oriented, results driven, proactive, tech savvy, good interpersonal skills, English fluente.

Great experience with excel and results presentation tools. Office Advanced. Great knowledge of Google tools as an example Data studio. Ability to manage multiple tasks and projects. Leadership and proactivity in pursuit of goals. Formação na área de TI. Inglês fluente. Possuir conhecimento em tecnologia celular, desejável experiência em testes mobile, sendo capaz de ler especificações técnicas e desenvolver cenários e relatórios de teste. Pacote Office avançado, domínio em ferramentas de Excel. Conhecimento avançado das ferramentas Google, como Data Studio. Residir em São Paulo ou proximidades. Trabalho Home-Office.

candidate-se

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Vendedor Home Office

A Combinar

São Paulo – SP 

Você vai receber um treinamento sobre nossas tecnologias, fabricantes e serviços, mas é imprescindível que você saiba o que é autonomia e consiga evoluir sozinhos nas suas atividades e estudos. Com isso, trabalharemos juntos dentro de grandes clientes, implementando e suportando as melhores e maiores soluções do mundo, dentro delas criaremos casos de uso, investigação, melhorias e conteúdo.

Você vai receber um treinamento sobre nossas tecnologias, fabricantes e serviços, mas é imprescindível que você saiba o que é autonomia e consiga evoluir sozinhos nas suas atividades e estudos. Com isso, trabalharemos juntos dentro de grandes clientes, implementando e suportando as melhores e maiores soluções do mundo, dentro delas criaremos casos de uso, investigação, melhorias e conteúdo.

candidate-se

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Designed by @yanalya / Freepik
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Consultor Recursos Humanos – Home Office

De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

São Paulo – SP 

Consultor será responsável por acompanhar as rotinas da área no que diz respeito a recrutamento e seleção em larga escala e rotinas de gestão de pessoas.

Boa comunicação verbal e escrita Excelente relacionamento interpessoal Boa adaptabilidade para trabalhar em Home Office

candidate-se

Auxiliar de Vendas Home Office

A Combinar

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Atibaia – SP, Bragança Paulista – SP 

Prospectar cliente via telefone, dar suporte ao cliente, atuando com produtos de laticínio, frios e alimentos em geral. Gerar venda para esse mercado, trabalhamos com mais 1400 itens.

Ensino Médio.

candidate-se

Assistente Financeiro – Home Office

De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00

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Aracaju – SE, Belém – PA 

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: Realizar lançamentos financeiros diversos de despesas no sistema interno (ContaAzul). Realizar fechamento de caixa realizado por empresa e consolidado. Acessar e acompanhar as contas bancárias, emissão de comprovantes e extratos para arquivo. Apoiar as solicitações de tarefas das sócias. Emitir de relatórios diversos. Fechamento mensal das atividades. Realizar a conciliação bancária. Realizar suporte por e-mail, telefone e presencial no que tange a área financeira para os clientes internos e externos. Atender e analisar as solicitações de reembolsos e uso do caixa físico do departamento. Realizar demais atividades inerentes a área.

REQUISITOS: Experiência em contas a pagar e a receber. Imprescindível computador com internet de no mínimo 20 MB de download e 20 MB de upload. Imprescindível que tenha facilidade com tecnologia (internet, sites, aplicativos, sistemas em nuvem, etc). Imprescindível experiência em cobranças. Conhecimento intermediário em excel. Será um diferencial ter experiência com o sistema ERP ContaAzul. 

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS: Orientação para resultados. Trabalho em equipe. Organização e pontualidade. Agilidade e proatividade. Autonomia e transparência. Autodidata e postura de humildade.

candidate-se

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Gerente de Negócios – Home Office

De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

São Paulo – SP 

Possuir uma base de Clientes que mantem relacionamento · Prospecção de novos clientes/ negócios propondo soluções em TI (venda de licença, consultoria, projetos, entre outros); · Elaboração de propostas comerciais de acordo com a demanda do cliente; · Utilização de CRM para manutenção da carteira de clientes e funil de vendas; · Acompanhamento e monitoramento das entregas e implantação do ciclo de venda; · Abordagens comerciais para prospecção com foco em resultados; · Formulação de contratos de grandes contas de instituições públicas e privadas.

Experiência comprovada em Vendas de Software;

candidate-se

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Programador Abap – Home Office

De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00

Avaré – SP 

Atuação em projetos de Melhorias e Suporte, dentre outras atividades relacionadas a função.

Necessário experiência com ABAP

candidate-se

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Operador de Televendas – Home Office

De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00

São Caetano do Sul – SP

Abordagem de clientes via telefone para vendas de produtos e serviços, manutenção da carteira de clientes e prospecção de novos clientes, emissão de e-mail marketing para clientes e cotações.

Experiência anterior na função, irá atuar com vendas de produtos e serviços através do telefone. Ensino médio completo. Conexão com internet estável. Estrutura para trabalhar em home Office. Com conhecimentos no pacote office.

candidate-se

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Analista de Testes – Home Office

A Combinar

Belo Horizonte – MG 

Planejar, escrever e executar cenários de testes, registrar e reportar não conformidades, elaborar estimativas para projetos de testes, registrar e reportar não conformidades, elaborar estimativas para projetos de testes, alavancar a automação de testes em projetos.

Ensino Superior Completo/cursando em informática. Experiência nas atividades descritas. Conhecimento em banco de dados e SQL.

candidate-se

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Desenvolvedor .NET – Home Office

De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00

Novo Hamburgo – RS 

Codificar utilizando tecnologias com VB.Net, ASP.Net e C#, tanto com padrões MVC ou APIs. Desenvolver, criar e alterar procedures, triggers e SQLs com banco de dados SQL Server. Utilizar ferramentas de gestão do processo de desenvolvimento de software. Utilizar repositórios de código de software de acordo com a tecnologia utilizada. Conceber componentes de software para compor biblioteca da empresa. Definir cenários e roteiros de teste podendo também atuar como testador gerando as devidas evidências. Utilizar e propor melhorias nos processos e metodologias de desenvolvimento utilizados pela empresa. Participação nas Cerimônias do SCRUM (daily, review, plannings, retrospective).

HTML, CSS, Java Script. .NET. Web Forms e MVC, C#, ASP.NET. Conhecimento em programação em SQL, T-SQL ou PL/QL (queries complexas, functions e stored Procedures). Desenvolvimento de Wireframes. Conhecimento na utilização das ferramentas: Visual Studio e SQL Server.

candidate-se

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Analista de Testes – Home Office

A Combinar

Novo Hamburgo – RS 

Realizar reuniões com analistas de sistemas e usuários do sistema para entender o escopo dos projetos. Trabalhar com desenvolvedores de software e equipes de suporte a projetos. Criar e executar planos e scripts de teste. Criar e executar testes manuais e automatizados. Testar em diferentes ambientes web e mobile. Criar relatórios de bugs. Fornecer feedbacks objetivos, consistentes e detalhados à equipe de desenvolvimento. Ter capacidade de compor equipes distribuídas geograficamente.

Ensino Superior Completo ou em Andamento em áreas de TI. Experiência com análise e planejamento de testes.

candidate-se

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Além das vagas acima também existem muitas outras oportunidades de emprego, confira mais de 100 vagas clicando AQUI!

Dizer que inglês na carreira profissional é indispensável já não é novidade, outras formas são abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, trabalhar como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira profissional abre portas.

Para aprender inglês e saber como agir no ambiente empresarial o inglês essencial pode ajudar.

Call action: Clique aqui para saber mais informações e dar um salto em sua carreira.

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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