Então, aproxima-se a chegada da tão sonhada aposentadoria! E agora? Quais documentos vou precisar para comprovar o tempo de contribuição ao INSS? É preciso ter tudo bem certinho a fim de evitar uma negativa do seu pedido de benefício, não é mesmo?
Toda atenção e cuidados são poucos, afinal a empresa pode ter deixado de informar o vínculo de trabalho ou de pagar a contribuição do INSS que é descontada no salário. Essa atitude pode causar problemas.
Mas tenha calma, pois na leitura abaixo mostraremos como comprovar o tempo de contribuição no INSS em diferentes tipos de trabalho. Acompanhe!
Leia também: Aposentadoria Por Idade Ou Tempo De Contribuição, Qual Vale Mais A…
Documentos para comprovar o tempo de contribuição
Infelizmente, os erros ou pendências dos vínculos que constam no extrato previdenciário (CNIS) podem impedir o trabalhador de receber o seu benefício. São poucos os que se atentam a esse detalhe e, por conta disso, muitos deixam de providenciar a documentação para a correção.
Dessa forma ficam sem receber o benefício e sem saber que se trata de um motivo em que é necessário fazer a correção.
Então, vamos conhecer agora a lista básica de documentos para comprovar o tempo de contribuição para o INSS, de acordo com categorias de trabalhadores.
Trabalhador CLT ou desempregado
Para quem é trabalhador com carteira assinada ou desempregado, é possível apresentar os seguintes documentos para comprovar o tempo de contribuição:
- Contratos de trabalho;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Termo de rescisão contratual ou comprovante de recebimento do FGTS;
- Recibos de pagamento;
- Fichas de Registro.
Contribuinte individual
Nesta categoria estão os trabalhadores autônomos, profissionais liberais e empresários. Veja os documentos:
- Carnês de contribuição;
- Comprovantes de pagamento da Guia da Previdência Social (GPS);
- Guias de recolhimento modalidade GR, GR1 e GR2;
- Guia de recolhimento de contribuinte individual (GRCI);
- Guia de recolhimento da Previdência Social (GRPS-3);
- Microfichas de recolhimentos constantes no banco de dados do INSS;
Contribuinte facultativo
Nesta categoria estão as pessoas que não são obrigadas a pagar o INSS, mas decidem contribuir. São os casos das donas de casa e estudantes, por exemplo.
Para comprovar a contribuição, são válidos os mesmos documentos citados na categoria de Contribuinte Individual, exceto as guias GR, GR1 e GR2, que são específicas para aquela categoria.
Trabalhador rural
Trabalhadores rurais podem comprovar o tempo de contribuição por meio de:
- declarações de sindicatos rurais;
- contratos de arrendamento de terras;
- notas fiscais de venda de produtos agrícolas;
- e registros de associações da agricultura familiar.
Servidor Público
No caso de servidor público é possível levar o tempo de contribuição do Regime Próprio para o INSS. Nesse caso, deve-se apresentar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Além da CTC, junte documentos que comprovem a atividade junto ao órgão, devendo ser apresentados atos de nomeação e de exoneração, que demonstrem o exercício da atividade e a vinculação ao RPPS ou, ainda, a declaração do Órgão Público que o contratou.
Leia também: Qual É A Idade Mínima Para Aposentadoria E Tempo De Contribuição Da…
Outros documentos para comprovação do tempo de serviço
Alguns documentos gerais que também servem como comprovação de tempo ao INSS são:
- Contratos de Trabalho
Os contratos de trabalho assinados com os empregadores são peças fundamentais na comprovação do tempo de contribuição.
Eles precisam conter informações detalhadas sobre o período de início e término do vínculo empregatício, bem como o cargo ocupado e o salário correspondente. Constituem uma base sólida para demonstrar sua trajetória profissional.
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento obrigatório para trabalhadores que exerceram atividades em condições especiais, como exposição a agentes nocivos à saúde.
Ele detalha as funções desempenhadas, os riscos aos quais você esteve exposto e as medidas de proteção utilizadas. Também é essencial para pleitear a aposentadoria especial e comprovar o tempo de serviço em ambientes de trabalho prejudiciais.
- Carnês de contribuição
Estes registram os pagamentos mensais feitos diretamente ao INSS, comprovando o período em que você contribuiu para a previdência como trabalhador independente.
Assim, para autônomos e segurados facultativos, manter esses carnês em ordem é essencial para garantir seus direitos previdenciários no futuro.
- Extrato do FGTS
Por fim, o extrato do FGTS é outro documento com possibilidade de uso para provar o tempo de serviço. Esse documento também serve como prova do tempo de serviço.
Embora não seja o documento principal, pode ser um complemento útil quando outros registros não estão disponíveis.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp