Chamadas

Vale-alimentação em dinheiro para trabalhadores em 2022? 

O vale-alimentação poderá ser pago em dinheiro aos trabalhadores em 2022. Pelo menos é o que promete uma MP (Medida Provisória) que está circulando no Congresso Nacional.

O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), mais conhecido como Paulinho da Força Sindical, é o relator da MP n° 1108, que trata sobre o assunto vale-alimentação e também sobre o regime de trabalho remoto.

Vale-alimentação em dinheiro para trabalhadores

A MP foi criada para regulamentar o vale-alimentação e restringir seu uso. Sendo liberado o benefício apenas para a compra de alimentos. 

Proibindo que fornecedoras de cartões de vale-alimentação fizessem descontos para as empresas, com multas entre R$ 5 mil a R$ 50 mil, se fosse comprovada a irregularidade.

Trabalho remoto

Foi incluído na Medida Provisória, o regime de trabalho remoto (home office), criando regras (direitos e deveres) que não são previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). As regras para o trabalhador remoto entraram na MP devido a pandemia de Covid-19.

Por isso, Paulinho da Força decidiu acrescentar a possibilidade de o trabalhador realizar uma negociação com o seu sindicato de como seria pago o vale-alimentação. Permitindo ao empregador repassar o valor em forma de dinheiro e sem a necessidade de se enquadrar como verba trabalhista.

De acordo com o relator, a medida iria beneficiar o trabalhador, aumentando as possibilidades de gasto em dinheiro e também permitindo que o recurso fosse empregado em outra área, caso fosse necessário. Segundo o deputado, parte do ticket já vai para outras áreas que não sejam a compra de comida.

Situação atual da Medida Provisória

O projeto foi publicado em março de 2022. A matéria foi despachada pela Mesa Diretora do Congresso Nacional e depois foi para uma comissão mista, com deputados e senadores. Em seguida, foi encaminhada à Câmara dos Deputados.

Por enquanto, está aberto o prazo para deliberação da MP. A previsão para terminar é dia 7 de agosto de 2022. Após essa data perderá a validade. Por isso, as partes interessadas estão fazendo uma movimentação para que o mais rápido possível a MP seja aprovada.

Já houve conversas com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL) para que haja deliberação no começo de agosto, antes do fim do prazo, segundo informou Paulinho da Força.

O texto deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados para poder se tornar lei. Depois seguirá para o Senado e sendo aprovada, precisará da sanção do presidente da República Jair Bolsonaro.

Vale-alimentação

O vale-alimentação garante ao trabalhador realizar compras em mercados, mercearias e estabelecimentos comerciais. 

Ele pode ser utilizado livremente na compra de produtos alimentícios em supermercados, açougues, padarias e estabelecimentos que vendem produtos brutos e ingredientes.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador precisa assegurar a alimentação de seu colaborador durante o tempo de trabalho, mas isso não precisa ser feito por meio do pagamento de vales de qualquer tipo. Até porque o vale-alimentação não é um  benefício obrigatório.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

IR 2025: Não Deixe Seus Dependentes te Levar para a Malha Fina

Com a proximidade do prazo para a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes se…

16 minutos ago

Os desafios da implementação do IVA no Brasil

O Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), recentemente aprovado na reforma tributária, levanta diversas questões sobre…

28 minutos ago

Imposto de Renda 2025: último ano para envio de recibos de saúde físicos

Saber como declarar despesas médicas no Imposto de Renda corretamente é essencial para garantir suas…

2 horas ago

Lula faz anúncios sobre Pé-de-Meia e Farmácia Popular em rede nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento nesta segunda-feira em cadeia de…

2 horas ago

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

4 horas ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

5 horas ago