Chamadas

Vale-alimentação: Veja o que muda em 2022

O vale-alimentação está com novas regras que vieram após o decreto 10854/2021, publicado em novembro de 2021. A principal mudança refere-se às bandeiras desses cartões.

A partir de agora todos os estabelecimentos que aceitam o ticket, devem aceitar qualquer bandeira. As empresas terão 18 meses para se adequarem às novas regras, que passaram a contar a partir da publicação do decreto no ano passado. Com essa decisão, o trabalhador poderá conseguir um aumento em seu poder de compra.

Também houve uma redução de mil regras previstas no documento de número 9580/2018. Foi a forma que o Governo Federal encontrou para desburocratizar, simplificar e consolidar as leis trabalhistas.

Veja o que mudou no vale-alimentação

Os restaurantes não poderão limitar o pagamento a uma bandeira específica. agora todos os estabelecimentos que aceitam o ticket, devem aceitar qualquer bandeira. Sendo assim, você poderá escolher os estabelecimentos que irá se alimentar.

Mas, será permitido aos estabelecimentos poderem escolher se irão ou não aceitar o vale alimentação e o vale-refeição como forma de pagamento. Para que o trabalhador não passe por nenhum constrangimento, é sempre bom ficar atento às mudanças.

Ficou proibido também a distinção entre bandeiras, ou seja, os estabelecimentos terão que aceitar os vales independente de sua bandeira. 

A intenção dessa nova mudança é ampliar o mercado das empresas que trabalham com vales, tirando o domínio das quatro grandes empresas que realizam todo o processo.

Ficou possível transferir créditos excedentes para outra bandeira, caso haja a troca da empresa de vale-refeição. Deste modo, funcionários com valores acumulados em seus cartões poderão fazer a portabilidade do crédito para uma nova bandeira (caso seja necessário), sem pagar taxas. Lembrando que  a empresa não tem a obrigação de fornecer vale-refeição ou alimentação.

Como as empresas têm 18 meses para se adequarem às novas regras, o número maior de restaurantes habilitados a receber pagamento com vale-refeição será uma realidade só em 2023. Com isso, os restaurantes ainda vão poder fazer distinção entre as bandeiras e se recusar a aceitar determinados cartões.

O que não mudou

Continua não sendo permitida a compra de bebidas alcoólicas e cigarros

Proibição de transformar o saldo dos vales por dinheiro em espécie

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

13 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

35 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

59 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago