O ano nem acabou e as contas para o início de 2022 já estão batendo na porta. Se você é dono de um veículo, fique sabendo que o Imposto sobre propriedade de Veículo Automotor (IPVA) teve um reajuste médio na casa dos 22% e 2022. Trata-se de um imposto estadual, portanto haverá variações de estado para estado.
O aumento será sentido, inclusive, para quem tem carro usado. Isso porque devido a problemas na produção dos carros novos, muita gente comprou o usado e o preço disparou. Ou seja, ele se valorizou em vez de se desvalorizar. Por isso o bolso vai doer mesmo se seu carro for usado.
Os estados já estão divulgando a tabela com as datas de pagamento. Quem pagar à vista ganha desconto ou poderá pagar em até três vezes.
Para saber quanto você vai pagar de IPVA, consulte o valor do seu carro na tabela Fipe. Depois multiplique pela alíquota que seu estado cobra. Ela varia conforme a região: a alíquota mais alta é de 4%, cobrada em São Paulo e Rio de Janeiro. A mais baixa 2% – cobrada no Acre, Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina.
Outra maneira é consultar o site do Detran do seu estado e tenha em mãos o número do Renavam.
Mas nem tudo está perdido e ainda há uma esperança. Há alguns veículos que são isentos do pagamento do IPVA. Isso porque é levado em conta o ano da fabricação do veículo. Então, este pode ser o seu caso. Mas atenção, pois a norma varia de estado para estado. Portanto, vamos listar as regras em cada um deles:
Se o motorista conseguir comprovar alguma doença, poderá ter o IPVA grátis em 2022. Para isso, é preciso obter laudo médico em clínica credenciada pelo Detran do seu estado. Veja as situações que podem gerar isenção:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…