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Valuation: Saiba como calcular o valor da sua empresa

Todo empreendedor quer saber quanto vale sua empresa, para isto, existe um método chamado Valuation.

O termo em inglês – valuation – tem tradução para ‘Avaliação de Empresas’, e é muito utilizado para calcular o valor de um empreendimento.

Para entender mais sobre o método e como calcular o valor de sua empresa, continue acompanhando este artigo.

O que é Valuation?

Valuation é o processo de estimativa de quanto vale uma empresa, ou seja, é um método financeiro que determina o valor de um negócio.

Seja para a adição de novos sócios, aquisição, determinação de preço justo ou do retorno de investimento esperado em suas ações.

Portanto, a Valuation é um método que serve para atribuir valor justo de mercado para as empresas.

É preciso estar atento, pois, o resultado da valuation dependerá da percepção do mercado.

Portanto, se a empresa for de pequeno porte, haverá maiores oscilações, por não ter tanta solidez.

Em empresas que existem há pouco tempo, o processo de Valuation deve ser mais cauteloso.

Já as empresas com maior tempo de mercado, possuem consolidação, seja com produtos ou serviços, por isso, é mais fácil calcular seu valor.

Porque o Valuation é importante?

O Valuation da empresa é importante para o que? Primeiro de tudo, o método é um conjunto de técnicas, utilizado para a gestão do negócio.

Exemplo: O mercado financeiro utiliza a Valuation para avaliação de preços de ativos, para saber se deve ou não investir na empresa.

O empresário consegue avaliar o próprio negócio por uma perspectiva econômica e valiosa.

Ele saberá onde investir, como investir e quanto deve ser investido, além de conseguir verificar o crescimento de todo o negócio.

Portanto, se você deseja avaliar seu negócio para saber qual o valor de sua empresa ou quer saber se algum negócio é viável financeiramente para se investir, o Valuation é o caminho para isto.

Tipos de Valuation

Existe no mercado alguns tipos de Valuation: Fluxo de Caixa Descontado, Contábil, Liquidação e Múltiplos de Mercado. Confira os 4 tipos a seguir:

Fluxo de Caixa Descontado

O Método DFC ou Fluxo de Caixa Descontado, é o mais utilizado no mundo empresarial.

Este método consiste em lançar fluxos de caixa futuros para assim, ser aplicada uma taxa de desconto e chegar ao valor da empresa.

Contábil

O Valuation Contábil considera o valor registrado do Balanço Patrimonial da empresa, ou seja, considera toda a contabilidade da mesma.

É um método pouco vantajoso e atrativo para empresas do tipo startups por exemplo, que buscam o crescimento por meio de ativos intangíveis.

Liquidação

O Valuation Liquidação é utilizado, geralmente, quando a empresa está encerrando suas atividades.

Portanto, neste método é levado em conta o quanto a empresa poderia conseguir, em curto prazo, nos ativos tangíveis.

Múltiplos de Mercado

O Valuation Múltiplos de Mercado é um método que consiste em encontrar indicadores de negócios de um mesmo setor e assim, relacionar ao seu preço de mercado.

Geralmente, são utilizados fatores de faturamento ou lucro, porém, empresas em etapas distintas, possuem rentabilidades distintas.

Este método, é muito utilizado para o sustento do método DFC – Discounted Cash Flow -, que é o Fluxo de Caixa Descontado.

Como calcular o Valuation?

Existem algumas formas para calcular o valor de uma empresa, ou seja, o Valuation do negócio.

O método mais utilizado é o de Fluxo de Caixa Descontado, entenda como fazer este cálculo a seguir:

Projete o valor aproximado do Fluxo de Caixa

Esta previsão é baseada em dados anteriores, de valores de despesas e receitas geradas pela empresa no futuro.

O certo é projetar o fluxo de caixa para os próximos 5 a 10 anos da empresa, para que assim, a estabilidade futura da empresa seja planejada.

Soma-se o que será recebido e subtrai o que será gasto.

Definição da Taxa de Desconto

Este passo deve ter atenção redobrada, pois, a taxa de Desconto é a parte mais complicada no Valuation, porque desvaloriza o fluxo financeiro, por ser uma taxa incerta.

Além disso, explana a perda do investidor que conta com este tipo de fluxo de caixa, ao invés de contar com rendimentos mais seguros.

É importante que a taxa de desconto esteja acima da taxa SELIC, que é a taxa básica da economia do Brasil.

Trazendo a valor presente

Com o resultado dos cálculos anteriores, é hora de trazê-los a valor presente. Quando somados, é encontrado o valor da empresa.

Lembre-se de ter o acompanhamento de um profissional financeiro e contábil, assim, esse tipo de processo é feito de forma segura e certeira.

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Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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