INSS

Vantagens da aposentadoria sobre o BPC

Há uma diversidade de vantagens da aposentadoria em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), considerando que, o segurado tem a tendência a viver com mais conforto ao optar pelo caminho da aposentadoria

Ainda que esta alternativa possa exigir sacrifícios, a recompensa no final é certa, por isso, observe a seguir as principais vantagens da aposentadoria em relação ao BPC, e como fazer a conversão de benefícios. 

Renda mensal

O primeiro motivo é o mais simples de total, a existência e permanência de uma renda mensal que pode ser superior a um salário mínimo, em contrapartida do segurado do BPC, que tem um valor como teto equivalente ao salário mínimo a receber. 

Acúmulo de benefícios

O segundo motivo é o mais importante de todos, pois a aposentadoria possibilita que o segurado acumule outros benefícios, como por exemplo, em caso de pensão por morte, situação em que o aposentado poderá receber ambos os recursos. 

Já os beneficiários do BPC não estarão autorizado a receber qualquer outro benefício, pois, neste caso, entende-se que existe uma renda e torna-se inelegível.

Pensão para os dependentes

O terceiro motivo se relaciona com o segundo, pois quando o aposentado vier a óbito, ele deixará uma pensão por morte aos dependentes no futuro.

Já no caso do BPC, assim que o beneficiário falecer, o benefício é cancelado imediatamente.

Alteração na renda familiar

O quarto motivo é que o BPC está vinculado à circunstância de miserabilidade, portanto, a suspensão ocorre quando há a reavaliação dos critérios. 

Em contrapartida, a aposentadoria indefere a mudança da situação econômica familiar. 

Perícias periódicas

Este motivo se refere às perícias médicas periódicas em casos de acidentes que, ao constatar a recuperação, também resulta na suspensão do Benefício de Prestação Continuada, enquanto o aposentado não precisa ter este tipo de preocupação. 

Comprovação de miserabilidade

O último motivo corresponde à constante comprovação de que há a real necessidade em receber o BPC, sempre correndo o risco de perder a principal fonte de renda para a manutenção das contas básicas, enquanto o aposentado tem o direito assegurado para receber o recurso mensalmente.

Como converter o BPC em aposentadoria?

A partir do momento em que a pessoa com deficiência preenche todos os requisitos para ser um aposentado, basicamente, o requisito é que a deficiência o impeça de realizar as atividades laborais, de maneira que ainda que seja remanejada para outra atividade, ele não consiga executá-la. 

Assim, o beneficiário deverá preencher o requerimento de aposentadoria por invalidez e passar pelo processo que requer a realização de uma perícia médica, lembrando que, assim que a aposentadoria for aprovada, o segurado automaticamente perde o BPC.

Além do mais, é necessário analisar se o cidadão possui um período mínimo de carência para a aposentadoria, ou se ele se enquadra em alguns dos casos em que não há a necessidade de comprovar este tempo. 

Também é importante estar na qualidade de segurado, ou dentro do período de graça quando fizer o requerimento. 

O último destaque fica por conta da dúvida que pode vir a surgir, pois, o BPC é um benefício assistencial, ou seja, a permanência nesta condição resulta na perda da condição de segurado, fator que pode interferir no pedido de aposentadoria. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Laura Alvarenga 

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago