News Yahoo

Varejo: Veja estratégias de mercado para o inverno

Hoje, dia 21 de junho, começa o inverno e junto com ele as oportunidades para os supermercados faturarem mais. Não à toa, a última pesquisa de Consumo nos Lares Brasileiros, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou que as vendas do setor cresceram 7,75% durante o pico de inverno (julho), em 2022. Foi o segundo maior volume de vendas do ano, atrás apenas de dezembro (15,19%), que é historicamente o melhor mês para o comércio. Para o especialista em gestão de mercados, Leandro Rosadas, a chegada do clima frio pode desempenhar um papel significativo nas vendas do estabelecimento varejista. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessário implementar algumas ações específicas que estejam em sintonia com a estação. Leandro dá algumas dicas:

1. Promova uma experiência sensorial

”Essa estação pede um ambiente agradável e aconchegante. Ofereça algumas degustações nesse período, com produtos como: vinhos, queijos, sopas e até um café gourmet. Se certifique de que o profissional que conduzirá a degustação sabe explicar sobre o produto. E se a ideia for alavancar a venda de vinhos, invista em um sommellier, a estratégia pode aumentar o ticket médio”, diz o especialista.

Leia também: Atendimento Ao Cliente E Desempenho Dos Negócios Estão Diretamente Ligados!

2. Monte uma ilha com kits personalizados

A criação de kits usando cross merchandising pode agregar valor ao supermercado. Eles podem ser comercializados em cestas como presentes ou apenas com a finalidade de tornar a vida dos consumidores mais conveniente. Por exemplo, uma cesta de vinhos e queijos; um kit com chás variados e torradas, fondue com pães italianos ou um kit para fazer chocolate quente cremoso com: leite, chocolate em pó, creme de leite, marshmalow etc”, sugere Leandro.

Leia também: Veja Características Que Uma Marca Deve Ter Para Atrair O Público Da Geração Z

3. Invista nas redes sociais e no encarte temático

“Promova posts com o tema inverno, como receitas “quentinhas”, com dicas de harmonização de vinhos, promoção de produtos que sejam afim com a estação, por exemplo: hidratante corporal e labial. Abra seu encarte com frases, como: “Promoções para aquecer o seu inverno” ou “Leve para casa os sabores do inverno”, orienta Rosadas.

4. Pontos extras

“O uso de pontos extras é importante, uma vez que muitos produtos sazonais não estão na lista de compras dos clientes. Ao espalhar esses produtos pela loja usando pontos extras, aumentamos as chances de criar lembrança ou despertar interesse, aumentando assim a conversão da loja como um todo”, ressalta o especialista.

5. Layout inteligente

“Revisar o layout das categorias faz toda a diferença para os produtos sazonais. É fundamental aumentar o espaço dedicado a essas categorias, levando em consideração as previsões de vendas para evitar falta de produtos e perda de vendas”, finaliza Leandro Rosadas.

Por Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

9 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago