Negócios

Veja 5 erros fatais para quem deseja engajamento no Instagram

O engajamento do Instagram tem caído cada vez mais e a plataforma favorece conteúdos de Reels, numa clara competição com o TikTok, de modo que entender como usar a rede social a favor do próprio negócio é crucial. Por isso, o especialista em marketing digital Samuel Pereira dá dicas sobre aqueles erros que podem destruir seu trabalho por engajamento. 

“A minha missão é ajudar cada vez mais os empreendedores a usarem o poder da internet e das redes sociais para conseguirem escalar ainda mais o seu negócio, aumentar suas vendas e ter mais tempo de qualidade com a sua família. Engajamento não é apenas curtida ou comentário, mas também vendas”, comenta o também autor do bestseller “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”. 

Confira os cinco erros fatais para seu Instagram:

  1. Esquecer a criação de cultura: é preciso “provocar” os seguidores no sentido de fazer com que interajam. Quanto mais você mostra para eles a importância dessas interações com o conteúdo e devolve na mesma intensidade, você vai criando uma cultura de que, no seu perfil, é interessante participar.
  2. É preciso quebrar o gelo com o público, como você faria no momento de uma palestra, por exemplo. Sentimento, emoção e envolvimento são pilares essenciais. Mostre para os seguidores que é essencial o que você espera deles, afinal, audiência é relacionamento. Reconhecer esses seguidores com conversas, presentes e trocas, faz com que sejam parte do seu processo e se sintam valorizados. “Mesmo que você tenha apenas três seguidores engajados, dê valor a eles. As pessoas gostam disso. Muito disso tem a ver com entender o comportamento humano”, explica.
  3. Não ter chamada para ação (CTA): O famoso “deixe seu comentário” é crucial. Se você não está fazendo, está deixando de ter engajamento. Cada vez que o perfil faz essa chamada, está também criando cultura e começa a envolver mais os seguidores.
  4. Não ter linha editorial definida: “sobre o que eu falo?” Quem começa a seguir um perfil tem claro o que quer com isso, portanto, é preciso que você consiga também transmitir o seu conteúdo de forma objetiva. Criar algumas palavras e citações pode ser um diferencial. “Instagram é criar movimento”, detalha Samuel.
  5. Sair postando aleatoriamente: é preciso ter uma programação de postagens. As pessoas também acompanham o cronograma e esperam por isso. Dizer o que vai acontecer, conectar pontos, gerar algum tipo de curiosidade ou vontade de saber o que vem depois pode trazer ainda mais engajamento. Criar um storytelling faz toda diferença.
  6. Trazer seguidores que não vão comprar de você: seguidores precisam dar resultado. Não basta apenas estarem lá se não interagem, geram relevância ou compram. A qualidade dos seguidores é ponto de extrema importância. “O maior conselho que posso dar é reinvestir no seu Instagram, desde a capacitação até o impulsionamento. Ter conhecimento muda o jogo”, finaliza.

Por Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

13 horas ago